Assembléia Legislativa do Piauí discute gravidez na adolescência

Aconteceu na Assembléia Legislativa do Piauí uma sessão solene para homenagear o Dia Internacional da Mulher, nesta segunda feira, 09 de março. A sessão, organizada pelas deputadas Lílian Martins, Flora Isabel e Ana Paula, teve também a participação de vá

Durante a sessão foram apresentadas duas palestras: A Gravidez na Adolescência e Alimentos Gravitícios. A primeira ficou sob a responsabilidade do Dr. Francisco Passos, diretor da Maternidade Evangelina Rosa. O médico informou que mensalmente a maternidade registra o atendimento de 300 adolescentes grávidas com idade na faixa dos 10 a 19 anos.



Durante o ano de 2008 a maternidade realizou 11.000 partos destes, cerca de 27% ou aproximadamente 3000 são de mães adolescentes. “São números que preocupam” falou o Dr. Francisco Passos.



O segundo tema debatido pela Dra. Verônica Accioly, sobre Alimentos Gravitícios, tinha como objetivo informar as mulheres sobre a Lei que institui a pensão alimentícia, de responsabilidade do pai da criança, devendo esta começar a partir da gravidez, anteriormente esta pensão iniciava após o nascimento da criança.



Esta pensão se destina à cobertura dos gastos com alimentação, medicamentos necessários durante a gravidez e despesas com o parto. Esta é sem dúvida uma alteração de grande importância para garantir que a criança tenha um desenvolvimento saudável a partir da gestação.