Governo do Piauí entrega ambulâncias e discute saúde
Na manhã de ontem, o governador Wellington Dias reuniu-se com prefeitos de todo o Piauí para discutir saúde. Na ocasião, oito ambulâncias foram entregues, um delas destinada ao recém-emancipado município de Nazária. Os secretários de Saúde, Assis Carva
Publicado 18/03/2009 15:47 | Editado 04/03/2020 17:02
Na manhã de ontem, o governador Wellington Dias reuniu-se com prefeitos de todo o Piauí para discutir saúde. Na ocasião, oito ambulâncias foram entregues, um delas destinada ao recém-emancipado município de Nazária. Os secretários de Saúde, Assis Carvalho, e de Educação, Antônio José Medeiros, e o deputado federal Osmar Júnior também estiveram presentes.
Wellington discutiu os projetos Olhar Brasil, Direito de Nascer em Minha Terra e Educando para a Saúde, essenciais para melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde no Piauí, especialmente nas cidades do interior do Estado.
O Olhar Brasil pretender consultar 100 mil participantes do projeto Alfabetização de Adultos, do Governo Federal, para identificar possíveis problemas de visão que afastem o aluno das aulas. Caso seja constatada uma real dificuldade de enxergar, esta será corrigida com óculos.
Direito de Nascer em Minha Terra e Educando para Saúde são os mais voltados para a população interiorana. O primeiro propõe a construção de 74 unidades básicas de saúde no interior, com estruturas obstetrícias, que evitem o deslocamento de gestantes a outros municípios. O segundo pretende equipar as cidades que não têm médicos a partir do co-financiamento de estudantes de Medicina. Estes, que estejam cursando do nono período em diante, receberão uma bolsa mensal de R$ 1.880 até a formatura, com limite de dois anos. Em contrapartida, o acadêmico se comprometerá em trabalhar no interior , por dois anos também, depois de formado.
Durante o evento, foram reconhecidos os avanços já conseguidos nas últimas gestões do Governo. A APPM (Associação de Prefeitos Municipais) também foi agraciada com uma ambulância de suporte. As outras seis viaturas foram destinadas a Boqueirão, Cristino Castro, Passagem Franca do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Corrente, que recebeu duas.