Governo mantém anúncio do pacote de habitação para quarta-feira
O governo promete anunciar nesta quarta-feira (25) o pacote habitacional que estabelece uma série de medidas para estimular a construção de um milhão de casas. O principal objetivo das medidas é aquecer a economia nacional aproveitando o setor da const
Publicado 23/03/2009 17:13
A oposição já começa a fazer críticas às medidas, mas encontra resistência em que vê nas medidas importante resposta à crise econômica mundial. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, rechaça as críticas de parlamentares e técnicos ligados ao setor da construção civil de que o número de um milhão de moradias não é factível porque a cadeia produtiva do segmento não tem estrutura para comportar essa demanda.
Ele observa que o momento é de quase estagnação e que se o programa atingir a construção de 300 mil a 400 mil casas será um resultado excelente. Simão lembra que no ano passado foram construídas cerca de 150 mil moradias.
Estimativas iniciais sugerem que o programa envolverá R$24 bilhões em subsídios do governo, incluindo recursos do FGTS, do Fundo Soberano e desonerações tributárias.
De Brasília
Com agências