Sem categoria

Petistas criticam declarações de FHC sobre Congresso e governo

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e o líder do PT na Casa, Cândido Vaccarezza (SP), reagiram às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o governo federal pratica “cupinização” da política nacional e que o Con

Diante do silêncio envergonhado dos presidentes da Câmara (Michel Temer) e do Senado (José Sarney), que não se deram ao trabalho de defender as instituições que dirigem dos ataques lançados pelo ex-presidente, coube aos deputados petistas reagirem às declarações de Fernando Henrique.



De acordo com o líder do PT, a declaração “não está à altura do cargo” de um ex-presidente da República. “Fernando Henrique não pode culpar a instituição “por erros de personalidades dessa instituição”.



Para Cândido Vaccarezza, o Parlamento é fundamental para a democracia brasileira. “ão é o fato de se ter um cidadão, ou vários, com conduta ética questionável e que deve ser condenada, que podemos condenar todos e muito menos a instituição”, disse. Em fevereiro, ilustrou o líder, “quando se fazia um carnaval com a questão do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), aprovamos aqui a medida provisória mais importante para enfrentar a crise, que autorizava o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar parte de instituições financeiras em dificuldades. Isso garantiu estabilidade no mercado financeiro, estabilidade dos médios e pequenos bancos, e crédito para o Brasil funcionar”.



O líder Cândido Vaccarezza ressaltou que o PT defende a reforma política. “Mais do que Fernando Henrique, o PT defende a reforma política e lutou aqui para viabilizar essa reforma. Quem derrotou a reforma política foi uma parte da oposição. Reconheço que outra parte apoiou a reforma. Temos que fazer reforma política, mas não se faz com bravata, com grito e com gracejos. É um processo”, frisou o líder do PT.



As declarações de FHC foram dadas durante cerimônia de instalação do Conselho Político da Associação Comercial de São Paulo, presidida pelo ex-senador Jorge Borhaunsen (DEM), também no evento.



Ao discursar, FHC também disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “precisa parar de passar a mão na cabeça de quem faz coisa errada”. “Estamos sofrendo uma ''cupinização'' do Estado brasileiro”, emendou o ex-presidente.



Para o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o que o presidente Lula fez e está fazendo é uma “republicanização” do Estado brasileiro, “afastando as traças que corroeram o patrimônio público e a economia brasileira com privatizações e desregulamentação do mercado”. Segundo Fontana, “o que vemos hoje, diante da crise mundial, é um Brasil de pé e não um País subjugado e dependente do cassino financeiro internacional”.



Com informações da agência Informes