Centro de Educação Ambiental faz passeata com alunos

Cerca de 200 crianças de 5ª à 8ª no bairro Dirceu Arcoverde realizaram, na última quarta (25), um evento ecológico para comemorar a finalização da implantação do projeto Eco-Educação, que é desenvolvido em escolas do Estado pela Secret

Cerca de 200 crianças de 5ª á 8°ª série do ensino fundamental da Unidade Escolar Didácio Silva, no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina, realizaram, na última quarta (25), um evento ecológico para comemorar a finalização da implantação do projeto Eco-Educação, que é desenvolvido em escolas do Estado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), através do Centro de Educação Ambiental (CEA).


 



O projeto Eco-Educação é trabalhado nas escolas desde 2007, e tem como objetivo incluir a educação ambiental nas atividades educacionais das escolas. Os alunos apresentaram trabalhos que foram desenvolvidos por eles no inicio deste mês, plantaram cerca de 50 árvores na Avenida Noé Mendes, e fizeram apresentações de dança.


 


 


Os alunos eram pura empolgação. Eles participaram diretamente de cada atividade. Nayana Pás Landim, 14 anos de idade, estudante da 8° serie, conta que visitou uma galeria a céu aberto que fica a poucos metros da escola, e viu de perto a realidade vivida pelos moradores. “Observei que muitas crianças estão doente devido ao mau cheiro, causado por animais mortos e fezes jogadas na galeria construída para o escoamento da água da chuva”, conta a adolescente, que mostrou que aprendeu a lição ambiental.


 


 


O professor Alberto Machado, disse que durante o ano os alunos irão aprender com práticas simples sobre preservação do meio ambiente e como cuidar da água. “Distribuímos livretos que dão dicas para o uso racional da água, e iremos fazer outros projetos afim de deixar nossos alunos informados sobre as questões ambientais” conta.


 


 


A Coordenadora pedagógica do projeto, Kátia Ibiapina disse que em cada escola é feita palestras, reuniões, e que após a implantação, os próprios professores, e alunos é quem dão continuidade ao Eco-Educação. “Trabalhamos com seis vertentes que são: água, ecologia, natureza, lixo, árvore e o Rio Parnaíba”, diz.


 


 


Ela disse também que o Centro de Educação Ambiental, está realizando vários projetos educacionais, e que ontem o CEA divulgou o resultado do IV Concurso de Redação e Desenho – 2008, que foi realizado em todas as escolas do estado.


 


 


Fonte: Portal AZ