87 anos de luta! Em defesa do Brasil, dos trabalhadores e do socialismo
PCdoB completa 87 anos em grande estilo. Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo reúne lideranças, militantes e dirigentes de diversos partidos, demonstrando a amplitude política do PCdoB e alertando que saída para a crise do capitalismo é o soc
Publicado 27/03/2009 17:37 | Editado 04/03/2020 17:18
Na noite dessa quinta-feira(26), aproximadamente 500 pessoas estiveram presentes na solenidade em comemoração aos 87 anos do PCdoB. O evento foi convocado pelos vereadores Jamil Murad, que presidiu a sessão, e Netinho de Paula, atuais representantes do partido na Câmara Municipal. Em seu discurso Jamil enfatizou ''Nosso partido defende o povo, os trabalhadores, a liberdade e a justiça social. Queremos um Brasil soberano e independente”.
A Sessão Solene começou às 19h com a exibição antecipada da propaganda eleitoral do PCdoB, que foi ao ar ontem, ás 20h30min em rede nacionalde televisão. Entre os dirigentes de partidos e entidades presentes destacam-se, Luiz de Pieri, secretário municipal do PSB; Gustavo Petta, secretário municipal do Esporte de Campinas; Augusto Chagas, presidente da União Estadual dos Estudantes(UEE); Artur Herculano, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES); Sarah Munhoz, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem; Caju, músico; Walter Sorrentino, secretário nacional de organização do PCdoB; Alcides Amazonas, ex-vereador; Nádia Campeão, presidente estadual do PCdoB; Júlia Rolland, presidente municipal do PCdoB; Wagner Gomes, presidente nacional do Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB) . Os vereadores Cláudio Prado (PDT), Alfredinho (PT) e Quito Formiga (PR) também marcaram presença. Foram lidos os cumprimentos do Ministro dos Esportes Orlando Silva, do Governador José Serra e todo o secretariado estadual de governo, do prefeito Gilberto Kassab e seu secretariado municipal, entre outras mensagens.
O vereador pelo PDT, Cláudio Prado, lembrou que a trajetória do PCdoB ao longo dos anos sempre foi de um partido presente na luta por mais direitos para o povo brasileiro. Disse ainda, que o partido nunca se desviou do seu caminho e da sua ideologia. O PCdoB esteve por diversas vezes na ilegalidade e teve extrema importância em diversos episódios da história do país, como o combate à ditadura militar e guerrilha do Araguaia. Além de Prado, os vereadores Alfredinho e Quito Formiga, fizeram uma saudação ao plenário.
A presidente estadual do partido, Nádia Campeão, exaltou a importância da participação das mulheres e jovens na política brasileira, “um partido que não tem mulheres e jovens, tem alguma coisa estranha”, disse Nádia.
O deputado estadual pelo PCdoB-SP, Pedro Bigardi, recém empossado na Assembléia Legislativa de São Paulo também foi outro entusiasta a falar da juventude, e ressaltando que no PCdoB retomou a vontade de fazer política, e que tem orgulho de fazer parte de um partido com 87 anos de história em defesa do povo brasileiro.
O vereador Netinho de Paula também enfatizou a importância da juventude e convidou a todos para participarem do seu mandato. Ele preside a Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, considerando imprescindível a opinião dos jovens nesta questão.
Para finalizar a Sessão Solene, o Secretário de Organização do Comitê Central, Walter Sorrentino, fez uma intervenção sobre a crise do capitalismo. Segundo ele, “é um absurdo falar em crise financeira e não crise do sistema, essa crise é uma crise do Capitalismo e a única saída é a transição para uma sociedade mais avançada, uma sociedade socialista”, destacando que para isso todos devem se organizar e lutar.
Ele lembrou também que esse ano é um ano especial para o PCdoB, devido a realização do seu 12º Congresso. Um congresso marcante, que se dá em meio a crise do Capitalismo e que também debaterá uma política de quadros para o Partido. Sorrentino concluiu dizendo que nenhuma grande nação cresceu sem que houvesse uma guerra, mesmo que ideológica, que está colocada no momento.
De São Paulo, Ricardo dos Reis e Joyce Mackay