Sem categoria

Porto Velho: vereadora do PCdoB é agredida por procurador

O procurador-geral do município de Porto Velho, Mário Jonas Guterres, está sendo acusado de agressão à vereadora Ellis Regina Leal (PCdoB). O fato aconteceu na manhã de quinta-feira (26), no pátio da Procuradoria, e foi testemunhado pelo outro vereador do

Ellis estava na Procuradoria cobrando o envio de uma minuta de Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Municipais dos servidores municipais para o prefeito Roberto Sobrinho (PT). Segundo testemunhas, Mário Jonas se exaltou, iniciou uma discussão com a vereadora e chegou a segurar fortemente o braço dela. Várias pessoas intervieram, em defesa de Ellis.


 


A parlamentar registrou no 1º DP (departamento policial) uma ocorrência de agressão e foi encaminhada ao IML para realização de exame de corpo de delito. O procurador, segundo Ellis, possui um perfil agressivo, tendo em outras ocasiões se exaltado em negociações com representantes de servidores públicos.


 


No dia seguinte à confusão, a Prefeitura de Porto Velho publicou no jornal Alto Madeira uma “nota oficial” para negar “qualquer tipo de agressão supostamente praticada” por Mário Jonas. Segundo a nota, a Prefeitura “reitera a política de respeito e de bom relacionamento com todos os vereadores”.


 


A Mesa Diretora da Câmara Municipal também emitiu nota, em declarou ter recebido “com estranheza” o posicionamento da Prefeitura. A Câmara acusou o Executivo de ter agido “parcialmente quando defende taxativamente” o procurador geral.


 


Base no funcionalismo


 


Ellis Regina possui como base sindical justamente o funcionalismo municipal de Porto Velho e só se afastou da presidência do sindicato da categoria (Sindeprof) para cumprir seu mandato na Câmara. Tão logo correu a notícia da agressão, a vereadora recebeu inúmeras mensagens de solidariedade de servidores, bem como de diversos setores da sociedade.


 


Eleita em 2008, Ellis é uma das principais lideranças do PCdoB em Rondônia, onde o partido conta cinco vereadores — os dois de Porto Velho e mais três no interior (Jarlei Batista em Alta Floresta do Oeste; Reinaldo Pereira dos Anjos, o Reinaldo do Sindicato, em Cerejeiras; e Edilson Sousa Lima, o Bugre, em Corumbiara). Nas últimas eleições municipais, a legenda teve o terceiro candidato a prefeito mais votado na capital — o ex-vereador Davi Chiquilito — e vice-prefeito de Machadinho do Oeste, Éder Biussi.