Câmara Municipal de Fortaleza realiza homenagem a Dom Helder
No dia 7 de fevereiro de 2009, caso estivesse vivo, Dom Helder Camara completaria cem anos. Para homenageá-lo pelo centenário e relembrar a importância que teve nas lutas sociais, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará, na próxima sexta-feira (3), u
Publicado 02/04/2009 09:19 | Editado 04/03/2020 16:35
De acordo com Erlon Barros, assessor parlamentar da vereadora Eliana Gomes,a sessão será dividida em três momentos: homenagem ao Dom; inauguração da Galeria do Povo; e lançamento do projeto para a construção do Memorial Dom Helder Câmara.
Segundo o assessor, já estão confirmados para compor a mesa da sessão os vereadores: Salmito Filho, presidente da Câmara; e Eliana Gomes e Plácido Filho, requerentes da sessão. Além deles, ainda formarão a mesa: Cristiano Camara, sobrinho de Dom Helder; Dom Edmilson da Cruz, Bispo Emérito de Limoeiro do Norte; padre Francisco Geovane Saraiva, presidente da Comissão Cívica do Centenário de Dom Helder Camara; padre Sebastião Sá Lima, presidente da Comissão Religiosa do Centenário de Dom Helder Camara; José Estevam Tomaz, Diretor Regional dos Correios do Ceará; Inês Viana, representante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); e Fátima Mesquita, Secretária da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Após a sessão, será realizada, ainda em homenagem ao Dom, a inauguração da Galeria do Povo, local onde a população ficará quando for assistir às sessões na Câmara. Além disso, haverá o lançamento do projeto de criação do Memorial Dom Helder Camara. Segundo a autora do projeto, vereadora Eliana Gomes, o objetivo é fazer com que todos tenham acesso às ideias e ações de Dom Helder.
De acordo com o projeto, o Memorial será um espaço destinado à ''pesquisa, ações de aquisição, recuperação, catalogação, registro, guarda, intercâmbio e exposição de objetos pessoais e institucionais, livros, artigos, documentos e demais registros textuais, iconográficos, fotográficos, audiovisuais, relatos orais gravados e matérias de qualquer natureza, relacionados ao patrimônio material e imaterial de Dom Helder Câmara, preservando sua história e memória para atuais e futuras gerações.''
A vereadora comenta que o compromisso de Dom Helder pelas causas sociais e pelos mais pobres torna a homenagem da Câmara ''mais do que justa''. ''As ações dele ajuda a gente a não perder a esperança de dias melhores'', considera. Para ela, a contribuição de Dom Helder vai ficar para sempre e, por isso, é importante relembrar a história dele com o povo.
Para Barros, o principal objetivo da Sessão será ''marcar a luta (do Dom) e fortalecer seus ideais''. O assessor comenta que Dom Helder teve uma importância muito grande nas lutas populares. ''Dom Helder tem uma história de luta pelos mais pobres, por uma sociedade mais justa'', afirma. Além disso, ele explica que também é uma oportunidade da Câmara Municipal homenagear um ''filho de Fortaleza''. ''A Câmara mostra reconhecimento da luta de Dom Helder'', afirma.
Fonte: ADITAL – Notícias da América Latina e Caribe