Inácio Arruda reivindica a expansão do SAMU
O senador Inácio Arruda trabalha em Brasília para expandir a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – para vários municípios cearenses.
Publicado 03/04/2009 09:21 | Editado 04/03/2020 16:35
Atualmente, somente Fortaleza e Sobral contam com esse serviço. Ele esteve nessa quarta-feira (01.04), com o ministro José Gomes Temporão, mostrando também a necessidade da implantação das Unidades de Pronto Atendimento -UPAS – especialmente nos municípios de pequeno porte. Com exceção da capital, apenas sete municípios cearenses possuem mais de cem mil habitantes, explicou o senador.
O ministro Temporão falou da intenção do Ministério em implantar, até o final do ano, 500 unidades de pronto atendimento em todo o Brasil e universalizar a cobertura do SAMU até o final de 2010. A pasta também estuda formas de tornar os repasses financeiros na área de saúde aos municípios mais ágeis e diminuir a burocracia. A rede nacional SAMU 192 conta com 146 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil. Ao todo, 1.269 municípios são atendidos pelo SAMU, num total de 101.794.573 milhões de pessoas.
Hospital Albert Sabin
Inácio tratou ainda com o Ministro Temporão, da liberação de recursos do Fundo Nacional de Saúde para o Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. O hospital precisa de R$ 20 milhões para reforma e ampliação da sua estrutura física, objetivando a ampliação do atendimento e adequação de seus serviços às novas tecnologias.
Há trinta anos referência no estado do Ceará, o Albert Sabin é o único hospital pediátrico público em Fortaleza. Possui 10 mil m2 de área construída, com capacidade para 221 leitos, e realiza, por mês, 600 internamentos e 34 mil atendimentos ambulatoriais.
Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda