Lula propõe trocas comerciais com a China em moedas locais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que propôs ao presidente da China, Hu Jintao, que as trocas comerciais entre os dois países sejam feitas nas moedas locais. Lula esteve reunido com Hu na quinta-feira depois do encontro da cúpula do G-20,
Publicado 03/04/2009 12:13
O presidente brasileiro visitará a China em 19 de maio, quando espera que as conversas sobre o tema avancem. Para ele, a medida poderia significar uma nova fase nas relações comerciais com a China.
Hu Jintao também esteve reunido com o premiê japonês, Taro Aso, e ambos concordaram em trabalhar juntos para dar assistência econômica a outras nações da Ásia, segundo disseram membros da delegação japonesa em Londres. Aso e Hu se reuniram para discutir questões econômicas e financeiras regionais.
Ajuda adicional
Durante o encontro bilateral, “a chave da recuperação mundial é restaurar o crescimento econômico asiático. E o Japão gostaria de cooperar com a China para esse propósito”, disse Aso. Hu partilhou essa visão, dizendo que a China vai trabalhar em linha com o Japão para reduzir a influência da crise financeira global sobre a Ásia.
No encontro do G-20, Aso prometeu gastar US$ 22 bilhões em ajuda adicional para financiamento do comércio ao longo dos próximos dois anos e aumentar a assistência de desenvolvimento oficial do governo para as economias da Ásia para US$ 20 bilhões. Os membros da delegação japonesa também anunciaram que ambos os países concordaram que Aso vai visitar a China nos dias 29 e 30 de abril.
As informações são do Monitor Mercantil