Assembléia homenageia jornalistas em sessão solene
A Assembléia Legislativa realizou, hoje (07), sessão solene em homenagem aos jornalistas piauienses pela passagem do seu dia.
Publicado 08/04/2009 09:28 | Editado 04/03/2020 17:02
A Assembléia Legislativa realizou na última terça (7) sessão solene em homenagem aos jornalistas piauienses pela passagem do seu dia, atendendo requerimento apresentado pelo deputado Fábio Novo, presidente regional do PT no Estado.
O presidente da Assembléia, deputado Themístocles Filho (PMDB), convidou para compor a mesa o coordenador estadual de Comunicação, Wellington Soares, o diretor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), José Carlos Dornes, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luis Carlos Oliveira.
A mesa foi composta ainda pela chefe da Coordenadoria de Imprensa e Relações Públicas da Assembléia, Elisabeth Sá, o diretor artístico-cultural da Universidade Federal do Piauí, Fenelon Rocha, e os jornalistas Carlos Augusto de Araújo Lima, Pedro Alcântara, Zózimo Tavares e Mussoline Guedes.
Ao falar sobre a homenagem, o deputado Fábio Novo citou os jornalistas Marcio Moreira Alves, Wladimir Herzog e Carlos Castello Branco que, segundo ele, foram importantes no processo de redemocratização do Brasil.
''Uma sociedade em que o jornalista atua, seguramente, é uma sociedade democrática'', afirmou Fábio Novo.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luiz Carlos Oliveira, disse que a entidade tem 50 anos de existência sempre trabalhando em defesa da categoria e de uma informação de qualidade.
Luis Carlos disse que o Sindicato está trabalhando junto com a Fenaj para manter a exigência do diploma de curso superior como prioridade para o exercício da profissão de jornalista. Ele defendeu a melhoria das condições salariais da categoria e a criação do quadro de jornalistas do Estado.
O diretor da Fenaj, José Carlos Dornes, reafirmou a luta da Federação em favor do diploma de jornalista. Ele declarou que a formação superior melhorou a qualidade da imprensa, afastando aqueles que usavam a profissão em benefício próprio.
A jornalista Elisabeth Sá informou que se encontra em fase de elaboração projeto de lei que cria o quadro de jornalistas no serviço público estadual.
Após a sessão solene, os jornalistas participaram de um coquetel realizado no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.
Fonte: Alepi