DCE realiza ato contra reitoria da UFPI

Na manhã da última segunda (6), membros do DCE (Diretório Central dos Estudantes) uniram-se a representantes dos Centros Acadêmicos e alunos em ato contra a reitoria da Universidade Federal do Piauí. O objetivo do protesto é barrar as licitações para p

Na manhã da última segunda (6), membros do DCE (Diretório Central dos Estudantes) uniram-se a representantes dos Centros Acadêmicos e alunos em ato contra a reitoria da Universidade Federal do Piauí. O objetivo do protesto é barrar as licitações para pontos de xérox e lanche na instituição.


 


 


 


Segundo o DCE, as licitações aumentariam substancialmente o preço dos produtos e serviços oferecidos. “Ganha a licitação que oferecer pagar o maior preço pelo aluguel do ponto. Esse valor mais alto do aluguel vai refletir, consequentemente, no preço dos lanches e das xérox e a comunidade acadêmica não aceita isso”, afirma o coordenador de Formação Política da entidade, Everton Feitosa.


 


 


 


Na universidade, já existem pontos de cópia e lanchonetes. Com as novas licitações, os donos dos estabelecimentos podem perder o direito de permanecerem no local, se não puderem oferecer um aluguel aceitável pela instituição.


 


 


 


Cerca de mil estudantes se organizaram no CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFPI. As aulas foram interrompidas e o trânsito foi bloqueado no setor. Na última quinta, o DCE já tinha feito uma manifestação sobre o assunto no CCHL. “O reitor não deu ouvidos às reclamações dos alunos e dos proprietários, por isso fizemos esse ato”, diz Everton.


 


 


 


Depois da concentração no CCA, os alunos presentes no ato seguiram para o Restaurante Universitário e o encontraram de portas fechadas. Everton afirma que o reitor ordenou que o almoço não fosse preparado.


 


 


 

O reitor Luis Júnior ainda não se manifestou sobre o ocorrido.