Sem categoria

Bouteflika é reeleito presidente da Argélia

O presidente argelino Abdelaziz Bouteflika foi reeleito para um terceiro mandato, com 90,24% dos votos. O chefe de Estado, de 72 anos, conseguiu um melhor resultado que em 2004, quando foi eleito com 85% dos votos.

Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pelo ministério do Interior. A taxa de participação chegou a quase 75%, número contestado pela oposição.



Ao todo, concorreram ao cargo seis candidatos. Quatro pretendentes denunciaram graves irregularidades, incluindo a existência de boletins de voto nas urnas, antes do início da votação e o impedimento dos observadores acompanharem o processo.



Nas ruas da capital, as opiniões dividem-se. Uma argelina não identificada pela emissora de TV Euronews diz estar muito feliz, já que Bouteflika é “o homem certo, para a presidência do país, para mais um mandato”.



Um outro argelino não acredita em Bouteflika. Considera que a classe política “está ultrapassada e que não é capaz de resolver os graves problemas do país”.



O presidente concorreu pela terceira vez ao mais alto cargo do Estado, depois do parlamento ter eliminado a limitação de mandatos.