Donos de jornais esperneiam contra Internet
Donos de jornais estão insatisfeitos com a distribuição de informação gratuita na internet. Espernearam durante uma reunião da Newspaper Association of America (Associação de Jornais Americanos), em San Diego, Califórnia. Segundo eles, os leitores estã
Publicado 10/04/2009 15:45
Para Dean Singleton, presidente da Associated Press, a situção está insustentável. “Estamos furiosos e não vamos mais suportar isto. Não podemos continuar assistindo outros roubarem nosso trabalho amparados em teorias legais equivocadas”, lacrimejou.
Em entrevista o jornal The Australian, Robert Thomson, editor-chefe do The Wall Street Journal, trombeteou contra alguns sites que ele considera que podem ser apresentados como “parasitas ou lombrigas solitárias tecnológicas nos intestinos da internet”.
“É claro que os leitores foram induzidos, de forma errada, na minha opinião, a acreditar que a maior parte do conteúdo deveria ser gratuito. Mas não há dúvida de que isso interessa a sites como o Google, que se beneficiam desta percepção equivocada”, lamuriou Thomson.
A agência de notícias AFP divulgou, recentemente, as de Rupert Murdoch, tubarão da mídia internacional, ao Google News, que reúne as principais notícias da web. “Devemos permitir que o Google roube todos os nossos direitos autorais? Obrigado, mas não, obrigado”, afirmou.
Segundo a Newspaper Association of America, a renda publicitária impressa dos jornais dos EUA caiu 17,7% em 2008, enquanto a online apresentou apenas 1,8%.