Sem categoria

OCDE vê cenário ruim para países industrializados

O cenário para as principais economias industrializadas e emergentes do mundo foi mais ainda abatido em fevereiro, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão e em outras importantes economias que não fazem parte da Organização para Cooperaç

O principal indicador da OCDE para o G7, grupo dos sete países mais industrializados, caiu para 91,3 em fevereiro, ante 92,2 em janeiro, exibindo queda de 10,3 pontos na comparação anual.



“Os principais indicadores da OCDE para fevereiro de 2009 continuam a apontar um declínio profundo em todas as sete maiores economias”, informou a OCDE.



O principal indicador para os Estados Unidos caiu para 89,9 em fevereiro, contra 91,0 no mês anterior, numa baixa anual de 11,8 pontos.



O indicador para o Japão declinou para 89,7, frente 91,2, recuando 11,2 pontos ano a ano.



“Apesar de alguns sinais de tentativas de melhora na taxa de deterioração do cenário estarem aparecendo em alguns países, especialmente Itália, França e alguns países menores membros da OCDE, a ênfase na 'tentativa' não pode ser exagerada”, avaliou a OCDE.



O cenário para todos os países permanece fraco com as perspectivas para EUA, Canadá, Japão e grandes economias fora da OCDE em particular deteriorando mais desde o mês passado.



As projeções para cada um dos países do G7, assim como para os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), foram classificadas como de “forte desaceleração”.