Instituto do Câncer faz 40 anos e amplia centro cirúrgico

O IPC realiza uma média mensal de 5.421 atendimentos e 425 cirurgias.

A Secretaria da Saúde do Estado conclui no final deste mês a obra de ampliação do centro cirúrgico do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC). A conclusão da obra coincide com as comemorações de 40 anos do IPC, que serão marcados por uma série de atividades realizadas na semana de 13 a 17 de abril. Criado em 14 de abril de 1969 como Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico, o IPC realiza atualmente uma média mensal de 5.421 atendimentos, 12.501 exames citopatológicos 331 exames histopatológicos e 425 cirurgias. Com a reforma do centro cirúrgico esses números serão ampliados.


 


O IPC é uma unidade secundária de atenção da Secretaria da Saúde do Estado, com atendimento ambulatorial e cirúrgico em hospital-dia. Realiza cirurgias de pequeno e médio porte e funciona com quatro leitos. Presta assistência em prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões pré-neoplásicas e neoplásicas ginecológicas, de pele e pênis. O acesso dos pacientes ao serviço é feito através das centrais de marcação de consultas do Estado e dos municípios. Entretanto, continua fazendo atendimento primário em prevenção do câncer ginecológico por demanda espontânea, gerando referência secundária interna.


 


O IPC mantém e alimenta o banco de dados Siscolo (Sistema de Informação do Colo do Útero), que consolida todos os exames realizados pelos laboratórios de citopatologia credenciados ao SUS, absorvendo os 184 municípios do Ceará. Esse é o principal instrumento para o desenvolvimento de estratégias de controle do câncer do colo do útero, que permite realizar mensalmente importantes ações, como monitoramento da cobertura de coleta citológica por municípios; envio de relatórios dos exames positivos para todos os municípios, visando a busca ativa das mulheres para tratamento; monitoramento da qualidade dos laboratórios da rede credenciada; planejar e oferta de treinamentos.


 


O IPC funciona hoje com 240 funcionários. Na infraestrutura, são 14 ambulatórios, dois laboratórios, de Citopatologia e Histopatologia, um Centro Cirúrgico composto por duas salas de cirurgias, quatro leitos, um Centro de Material e Esterilização, uma Unidade de Expurgo, uma Unidade de Dispensação de Medicamentos Excepcionais,  além da estrutura administrativa. Os serviços médicos oferecidos incluem ginecologia, peniscopia, dermatologia, cirurgia de pequeno e médio porte nessas especialidades, radiologia (mamografia), ultra-sonografia e histeroscopia. O IPC realiza o monitoramento das ações de controle do câncer do colo do útero no Ceará e atualmente desenvolve pesquisa sobre eficácia de vacina para prevenir a infecção pelo vírus HPV. O IPC funciona na Rua Assis Chateaubriand, 58, Dionísio Torres.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado