Escolas municipais poderão ter aulas de xadrez em Passo Fundo
Num trabalho em conjunto entre o vereador Juliano Roso (PCdoB) e Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Desporto e Cultura, pode tornar realidade, em breve, o aprendizado do jogo de xadrez nas escolas públicas municipais.
Publicado 13/04/2009 19:59 | Editado 04/03/2020 17:11
Ainda no ano passado, o legislativo aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Juliano Roso, obrigando o Executivo a ofertar prática do jogo de xadrez nas escolas. Por outro lado, o vereador deixa bem claro que as aulas de xadrez não são uma imposição e serão ministradas apenas aos alunos que demonstrarem interesse, inclusive com o apoio dos pais.
Na tarde de ontem, para tratar deste assunto, o vereador Juliano Roso participou de uma reunião junto com a Secretária de Educação, Vera Vieira e o Secretário de Desporto e Cultura, César Augusto dos Santos. Na oportunidade a secretária manifestou-se favorável ao projeto e ainda nesta semana manterá contato com a Procuradoria Geral do Município, para que esta proceda aos trâmites legais para regulamentar o projeto.
Vera Vieira, também comentou que irá conversar com todos os diretores de escolas municipais, para que estes tomem conhecimento do projeto e os interessados possam colocá-lo em prática em seus respectivos educandários.
O Secretário de Desporto e Cultura, César Augusto dos Santos, por sua vez, salientou que este projeto não terá ônus para o município, pois assim que o mesmo for regulamentado o Ministério do Esporte, através do Programa Segundo Tempo, irá distribuir kits de xadrez para serem repassados as escolas.
Juliano Roso, autor do projeto, comenta que o jogo de xadrez tem o objetivo de auxiliar na educação de nossas crianças, pois irá formar um pensamento organizado e desenvolver a imaginação, criatividade e raciocínio das mentes em formação. Além disso, “o jogo de xadrez, conforme já constatado em pesquisas, faz com que os alunos obtenham boas notas, responsabilidade e espírito de liderança”, destacou Juliano Roso.
De Passo Fundo
Maurício Paim