Ufam elege a primeira mulher a reitora

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) elegeu, ontem (14), a primeira mulher para o cargo de reitora nos seus 100 anos de existência. A professora Márcia Perales, da chapa “UFAM Sempre Presente”, venceu

A vitória apertada ocorreu no segundo das eleições. No último dia 02, os professores Silvio Pulga e Gilson Monteiro, respectivamente 30 e último colocado na primeira fase do processo eleitoral, foram eliminados da disputa e a partir de então apoiaram a candidatura de Fraiji.


 


 


O cenário do segundo turno concretizou o tom que prevaleceu ao longo de toda a campanha. Isto porque a nova reitora tomou para si a defesa do momento vivido no ensino superior brasileiro, com investimentos que permitem as universidades federais sanarem suas demandas históricas e se preparem para as próximas duas décadas, ao passo que os demais candidatos insistiam em apontar problemas pontuais e, até mesmo, dizer que a universidade estava à beira da privatização, apesar do maior volume de verbas públicas que tem recebido.


 


 


O saldo foi a vitória em dois dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica. Numa eleição paritária, Perales venceu entre os professores e técnicos administrativos, enquanto Fraiji obteve o melhor resultado entre os estudantes. E, ainda, os cinco campus da instituição no interior do Estado deram sua parcela de contribuição, pois a professora venceu em três deles..


 


 


Márcia Perales irá exercer seu mandato pelos próximos quatro anos e terá a oportunidade de implementar o plano da UFAM de adesão ao Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), que destina verbas para fortalecer a qualidade dos serviços oferecidos nessas instituições, com rubricas, inclusive, para a implantação de um inédito plano de assistência estudantil.


 


 


De Manaus,
Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm