21 de Abril: movimentos sociais mineiros se encontram em Ouro Preto
A histórica cidade de Ouro Preto será novamente a terra da liberdade. Na data de Tiradentes, 21 de abril, os movimentos sociais de Minas vão se encontrar mais uma vez para celebrar uma nova conjuração. Desta vez, o objetivo do encontro na cidade dos Incon
Publicado 15/04/2009 12:24 | Editado 04/03/2020 16:51
Sempre foi uma tradição das organizações populares mineiras se manifestarem neste dia em Ouro Preto, fazendo um contraponto ao ato oficial organizado pelo governo estadual. Como este ano o governador Aécio Neves pretende fazer do evento uma atividade de lançamento da sua campanha como candidato à presidência da República, as entidades resolveram se colocar do outro lado da praça para expor a indignação com a forma autoritária que Minas vem sendo governada.
Mostrar que a Minas real é muito diferente das fantasias divulgadas pelo governo do estado ao custo de uma milionária publicidade. Alertar que áreas como saúde, saneamento, educação, energia e segurança não são prioridade de Aécio Neves. Informar que o “choque de gestão”, implantado em Minas, é uma farsa e vem trazendo resultados apenas para os investidores estrangeiros, deixando de lado os interesses do povo.
Fórum
A atividade está sendo organizada pelo Fórum Social e Sindical, uma união de sindicatos e organizações populares, lançado em novembro do ano passado. Dezenas de entidades já aderiram e cada uma levará sua reivindicação para Ouro Preto. O objetivo é denunciar o desmantelamento da estrutura do Estado feita nos anos de governo tucano.
No manifesto de lançamento do Fórum, as entidades alertam que “não podemos mais esperar, resignados, que o nosso Estado, tradicional na defesa da liberdade, volte sua atenção para os interesses da sociedade. É preciso construir uma gestão democrática, que beneficie a população e, sobretudo, volte a dar espaço para a liberdade”.
Procure a sua entidade. Caravanas vão sair de Belo Horizonte e outras cidades no dia 21 e abril. Leve sua bandeira, faixa e proteste!
Outras informações: www.sindicalsocial.blogspot.com