Sem categoria

Lula diz que há sinais de recuperação na economia brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na terça-feira (14), no Rio de Janeiro, que há sinais de recuperação em setores da economia brasileira. Acompanhado do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB),

“Não é por causa de uma tempestade que a gente vai ter qualquer problema. A economia brasileira continua sólida e o mercado interno brasileiro continua poderoso. O consumo continua grande. É só ver o que está acontecendo no setor de combustível e derivados. Nós, nesse mês, vendemos mais do que no mesmo mês do ano passado, que foi um ano excepcional. A Caixa Econômica contratou, no mesmo período, sem o projeto 'Minha casa, minha vida', o dobro do que contratou no ano passado”, citou.


 


Ele lembrou também a “recuperação” do setor automobilístico e afirmou que o crédito “começa a voltar lentamente” no mundo “para financiar o comércio”. O presidente voltou a dizer que “o pior” da crise econômica já passou. “Se pudesse fazer uma afirmação, diria para você que eu acho que o pior efetivamente já passou. Trabalho com essa hipótese e trabalho quase que com essa convicção. Os dados vão mostrar se isso é verdade ou não.” Para ele, o momento mais crítico ocorreu no fim do ano passado, em novembro e dezembro, quando “o crédito desapareceu”. Lula acrescentou ainda que está otimista e afirmou, mais uma vez, que o Brasil sairá da crise “mais forte do que entrou”.


 


Segundo Lula, a reunião do G-20, realizada em Londres e da qual participou, produziu um “efeito psicológico muito grande na economia mundial porque todos os países se deram conta que os dirigentes políticos estão preocupados em resolver os problemas e as medidas anunciadas foram extremamente importantes. Nós próprios nos surpreendemos porque tomamos medidas corajosas, arrojadas”.


 


Com agências