Vereadora do PCdoB debate telefonia com consumidores e operadoras

A vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte, convocou audiência pública para esclarecer e conscientizar a população sobre os seus direitos e ouvir as

Na ultima semana, milhares de mineiros não usaram o celular. Uma falha técnica ainda não esclarecida deixou mudo os celulares da operadora VIVO em Minas. Essa foi a primeira vez que uma falha atinge todos os consumidores de uma empresa de telefone. Na ocasião, empresários afirmaram que a pane da telefonia móvel gera prejuízo para o comércio e cobraram maior responsabilidade do estado sobre as empresas que prestam este serviço.


 


A preocupação com o atendimento dispensado aos usuários de telefonia móvel oferecido pelas respectivas operadoras, bem como o cumprimento da nova legislação em vigor, aliado ao número significativo de reclamações registradas nos órgãos de Defesa do Consumidor levaram a parlamentar a convocar a audiência. Participarão como debatedores representantes da Anatel e operadoras OI, Claro, TIM, Vivo, Procon Municipal e Procon Assembléia, além da Promotoria de Defesa do Consumidor.


 


“Devemos estar atentos a estes problemas, a telefonia é hoje um mercado que cresce e gera emprego,gera também milhões de dólares para seus acionistas.Estas empresas não podem esquecer sua responsabilidade com o consumidor, devemos ter mais compromisso com o suado dinheiro do nosso povo”, afirma a parlamentar.


 


Mercado consumidor
O Brasil é hoje o segundo maior mercado consumidor de telefonia celular do mundo. Em janeiro deste ano a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)  anunciou que 100 milhões de linhas existiam no país.Este mercado não bate recordes apenas em vendas e crescimento.


 


A telefonia móvel é também a campeã de reclamações e processos movidos pelos consumidores nos Procons e em alguns casos na própria justiça comum. Ligações que não foram feitas, tarifas que não foram explicitadas ao cliente e diversos problemas técnicos são as principais queixas dos milhares de brasileiros que procuram os órgãos de defesas do consumidor.



 


De Belo Horizonte,
Pedro Leão
vermelhominas@gmail.com