Enchente do Amazonas poderá ser a maior da história

O Estado do Amazonas está próximo de sofrer uma das maiores enchentes de toda a sua história. Os dados que embasam esta afirmação partem do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que realiza, há 20 ano

Há cerca de dois meses do pico das cheias dos rios, a velocidade da subida do volume das águas tem despertado a atenção dos governantes do Estado. De acordo com o CPRM, a probabilidade do nível do rio chegar aos 29,69 metros registrados em 1953, quando ocorreu a maior cheia no Estado e as águas inundaram grande parte do centro de Manaus, é de 70%.


 


 


Enquanto isso, 20 cidades do interior do Amazonas decretaram situação de emergência pelo fato de já estarem sofrendo as conseqüências da subida dos rios. Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, Guajará, Barreirinha, Itamarati, Canutama, Ipixuna, Tonantins, Novo Olinda do Norte, Eirunepé, Pauini, Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Borba, Amaturá, Jutaí, Itacoatiara, Manaquiri e Fonte Boa estão com parte de suas atividades econômicas afetadas pelas águas.


 


 


Os dados do CPRM indicam que 7 dos principais rios da região estão próximos da cota de emergência. Os rios Javari, Juruá, Japurá, Purus, Solimões, Negro e Madeira, estão nessa situação e chamam a atenção das secretarias municipais de Defesa Civil dos municípios que são cercados por essas águas.


 


 


De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm