Sem categoria

1º de Maio Unificado: centrais lançam a programação oficial

O 1º de Maio Unificado terá manifestações políticas, culturais e artísticas, conforme a programação oficial — que será gratuita e aberta ao público. No primeiro Dia Internacional do Trabalhador a ser realizado sob os marcos da crise econômica, três centra

Neste ano de 2008, a celebração vai além dos tradicionais protestos dos trabalhadores, em defesa de seus direitos. Haverá duas homenagens especiais — ao operário Santo Dias, assassinado há 30 anos pelo regime militar (1964-1985), e ao piloto Ayrton Senna, cuja morte completará 15 anos exatamente em 1º de Maio. O evento também contará com a apresentação de artistas como Victor e Léo, Netinho de Paula, Alexandre Pires, Daniel, Leci Brandão, KLB, Sorriso Maroto, Inimigos da HP, entre outros.


 


A realização caberá à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), à UGT (União Geral dos Trabalhadores) e à NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), em parceria com o Instituto Ayrton Senna. As entidades apresentaram as atrações do evento nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva realizada na sede nacional da UGT, em São Paulo.


 


A abertura oficial das festividades será às 19 horas da próxima quarta-feira (22), com o lançamento da Exposição Vitória, na Galeria Prestes Maia, no Centro. Diversas personalidades políticas, empresariais, sindicais e religiosas estarão presentes. A mostra retratará a carreira de Ayrton Senna (1960-1994), tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos esportivos da história do Brasil.


 


Com entrada gratuita, a exposição — que fica em cartaz até 15 de maio — vai exibir troféus, capacetes, karts, macacãos e fotos de Senna, além de uma Lótus amarela usada por ele nos anos 80. Crianças poderão assistir ao filme Para Ser um Campeão. As visitas poderão ser feitas das 9h30 às 19 horas.


 


“É a primeira vez que temos a oportunidade de levar esses objetos à apreciação dos trabalhadores”, comemora Margareth Goldenberg, diretora-executiva do Instituto Ayrton Senna. “A intenção é fazer com que trabalhadores que torciam e vibravam por ele tenham acesso ao acervo”.


 


Santo Dias


 


O tributo a Santo Dias (1942-1979) é um dos principais pontos políticos do ato unificado. O público presente em 1º de maio receberá panfletos com a história do grande operário e sindicalista, que também será tema de uma exposição de imagens e fotos. “Queremos fazer essa homenagem àquele que se tornou um símbolo da luta dos trabalhadores”, sinstetizou o presidente da CTB, Wagner Gomes.


 


Nos anos 70, Santo Dias se destacou na oposição ao “peleguismo” do Sindicato de Metalúrgicos de São Paulo. Crítico destemido da ditadura, foi morto durante um piquete, por um policial militar, que lhe atirou pelas costas. Mais de 30 mil pessoas acompanharam seu enterro pelas ruas de São Paulo, impulsionando a batalha pela liberdade sindical e pela redemocratização.


 


Na continuidade do Dia do Trabalhador, será realizada às 17 horas a parte política — as centrais sindicais farão um balanço da conjuntura e apresentarão as principais reivindicações dos trabalhadores. As apresentações artísticas vão se estender pela tarde. A dupla sertaneja Victor & Léo e a sambista Lecy Brandão farão os principais shows. Gêneros como pagode e pop também sobressaem na programação musical.


 


SERVIÇO


 


Exposição Vitória (abertura)
Data: 22 de abril, às 19 horas.
Local: Galeria Prestes Maia, Vale do Anhangabaú, São Paulo.
Visitação: de 23 de abril a 15 de maio, das 9h30 às 19h.
Entrada: gratuita.


 


1º de Maio Unificado
Data: 1º de maio, a partir das 13 horas.
Local: Av. São Joãoao lado da Praça Julio Mesquita.