Sem categoria

Alba aprova criação de nova moeda regional

Os líderes de Estado reunidos na cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) aprovaram, nesta quinta-feira, a criação da moeda regional Sucre, durante a primeira sessão plenária do encontro na Venezuela.
Os membros do bloco, mais o Equad

Segundo o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o Sucre começará a funcionar após um período de “acoplamento e adaptação” em setembro.  “Em 1 de janeiro de 2010, o Sucre deve estar funcionando da melhor maneira, não somente nos países da Alba, mas também em outras nações interessadas neste novo instrumento, como Equador e Paraguai”, acrescentou.

Chávez disse que o Sucre é “estratégico e vital” para enfrentar a crise econômica mundial e reduzir a dependência em relação ao dólar no intercâmbio regional.
Durante o encontro, os países da Alba expressaram seu apoio e solidariedade a Cuba e estudaram uma proposta do mandatário boliviano, Evo Morales, para pedir o fim do embargo norte-americano.

Morales defendeu a reincorporação de Cuba na Organização dos Estados Americanos, da qual o país foi expulso em 1962, três anos após a revolução liderada por Fidel Castro.

Os países do bloco também tentarão fixar uma posição comum em relação ao projeto da declaração da Cúpula das Américas, que a Venezuela anunciou pretender vetar.

O líder venezuelano afirmou que o texto que será discutido em Trinidad e Tobago, que definiu como “inapresentável”, está “totalmente descolado no tempo e espaço” da realidade.

Também foi anunciada na cúpula da Alba a adesão de São Vicente e Granadinas no grupo regional, a pedido do primeiro-ministro são-vicentino Ralph Gonsalves.

A Alba é integrada atualmente por Venezuela, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Honduras e Dominica.

Fonte: Ansa