Recontagem de votos dá vitória a comunistas em Moldova
A segunda recontagem de votos das eleições legislativas efetuadas na Moldova, em 5 de abril passado, confirmou a vitória do Partido Comunista do país. A vitória foi questionada pela oposição, que realizou violentos protestos antes mesmo da primeira con
Publicado 17/04/2009 15:43
Os dados da nova recontagem se diferenciam muito pouco dos resultados da contagem anterior, apenas em centésimos de um por cento, informou a secretária-adjunta da Comissão Eleitoral Central de Moldova, Renata Lapti.
Renata também informou que a respectiva ata será assinada oficialmente em 21 de abril.
O secretário da Comissão Eleitoral, Iurie Ciocan, informou que a correlação de forças no novo parlamento do país não mudou com a recontagem dos votos.
''Os dados da recontagem não descobriram nenhuma fraude e os casos de diferenças de votos são tão insignificantes que não modificaram os resultados das eleições'', disse Ciocan.
''Assim, a correlação de forças no novo parlamento segue sendo a mesma. Os comunistas obtiveram 60 assentos, os liberais e os democratas liberais obtiveram 15 cada um, e a Aliança Nossa Moldávia, 11 deputados'', completou
Em Moldova, o chefe de Estado é eleito pelo Parlamento. Para eleger o presidente da nação são necessários 61 dos 101 votos dos deputados.
Um dia após a eleição, em 6 de abril, a oposição saqueou o parlamento local, em Chisinau, e realizou violentos protestos em várias cidades do país, uma ex-república da União Soviética de língua romena.