Sem categoria

Recontagem de votos dá vitória a comunistas em Moldova

A segunda recontagem de votos das eleições legislativas efetuadas na Moldova, em 5 de abril passado, confirmou a vitória do Partido Comunista do país. A vitória foi questionada pela oposição, que realizou violentos protestos antes mesmo da primeira con

Os dados da nova recontagem se diferenciam muito pouco dos resultados da contagem anterior, apenas em centésimos de um por cento, informou a secretária-adjunta da Comissão Eleitoral Central de Moldova, Renata Lapti.



Renata também informou que a respectiva ata será assinada oficialmente em 21 de abril.


O secretário da Comissão Eleitoral, Iurie Ciocan, informou que a correlação de forças no novo parlamento do país não mudou com a recontagem dos votos.



''Os dados da recontagem não descobriram nenhuma fraude e os casos de diferenças de votos são tão insignificantes que não modificaram os resultados das eleições'', disse Ciocan.



''Assim, a correlação de forças no novo parlamento segue sendo a mesma. Os comunistas obtiveram 60 assentos, os liberais e os democratas liberais obtiveram 15 cada um, e a Aliança Nossa Moldávia, 11 deputados'', completou



Em Moldova, o chefe de Estado é eleito pelo Parlamento. Para eleger o presidente da nação são necessários 61 dos 101 votos dos deputados.



Um dia após a eleição, em 6 de abril, a oposição saqueou o parlamento local, em Chisinau, e realizou violentos protestos em várias cidades do país, uma ex-república da União Soviética de língua romena.