Produtores rurais atingidos pela enchente terão auxílio da Sepror

O líder da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), deputado estadual licenciado Eron Bezerra, anunciou que a pasta conduzida por ele terá ações específicas de auxílio ao produtor rural afetado pe

Dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas (Fetagri), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), presentes na reunião, ouviram um decido Eron afirmar que “não é justo que o trabalhador perca os seus ganhos. A cheia é um problema que não depende dele”.


 


 


Na ocasião, foi apresentado o quadro da situação dos principais municípios atingidos pela enchente, elaborado por de grupos de trabalhos que tinham a finalidade de quantificar os prejuízos dos trabalhadores rurais ao longo dos meses que terão seus trabalhos comprometidos. O consenso de que é necessário haver um levantamento concreto das áreas atingidas para só então serem realizadas ações de enfrentamento da situação foi geral entre os presentes.


 


 


As dificuldades enfrentadas para que os trabalhadores do setor primário possam receber verbas do governo federal foram apresentadas por Eron. Segundo ele, o fato do Amazonas não dispor do zoneamento agrícola impede que isso ocorra. No entanto, o secretário disse que a peculiaridade dos fatos não impedem que o governo Lula destine uma atenção especial para a região.


 


 


O papel destacado que a Fetagri e o STR desempenham enquanto movimento sociais representantes do trabalhador rural foram valorizados e ambas organizações passaram a compor o grupo que segue na busca de dados que melhor reflitam a condição dos produtores rurais.


 


De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm