PCdoB: CNA continuará revolução nacional na África do Sul
A Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB divulgou nesta terça-feira, 28, nota enviada recentemente ao presidente eleito da África do Sul, Jacob Zuma, ao Congresso Nacional Africano e ao Partido Comunista Sul Africano. “Com a vitória do CNA, o povo
Publicado 29/04/2009 12:28
Ao presidente eleito Jacob Zuma
Ao Congresso Nacional Africano
Ao Partido Comunista Sul Africano
Companheiros,
É com grande alegria que os comunistas brasileiros registram a contundente vitória do Congresso Nacional Africano no último dia 22 de abril e a eleição de seu líder, Jacob Zuma, como novo presidente da África do Sul. Com a vitória do CNA, o povo sul-africano seguirá em seu processo da Revolução Nacional Democrática, que desde o fim do Apartheid vem buscando desenvolver uma África do Sul democrática e prospera.
Ao comemorar a quarta vitória do CNA na quarta eleição após a democratização do país, lembramos as figuras de Chris Hani, Oliver Tambo e Joe Slovo, em nome dos quais rendemos nossas homenagens a todos os lutadores e lutadoras anônimos, heróis do povo sul-africano e dos povos do mundo, que lograram derrubar o odioso regime racista e iniciar o processo de mudanças em seu país.
A África do Sul e o Brasil compartilham aspirações comuns no cenário internacional. Diante da atual crise internacional, gerada no centro do sistema capitalista, nossos países em conjunto com outros países em desenvolvimento, tem a tarefa de superá-la rompendo com os pressupostos neoliberais que nos levaram à situação atual. Ao mesmo tempo, está na ordem do dia o reforço da cooperação sul-sul, através de instrumentos como o Fórum IBSA (Índia, Brasil e África do Sul) e outros instrumentos, que podem potencializar a intervenção de países com interesses comuns em torno da luta por uma nova ordem política, econômica e social no mundo.
Desejando avanços em seu programa de mudanças, apresentado pelo CNA nas recentes eleições, reiteramos nossa fraterna amizade para com o Congresso Nacional Africano e o Partido Comunista da África do Sul.
Saudações fraternais,
Renato Rabelo
Presidente Nacional
Jose Reinaldo Carvalho
Secretario de Relações Internacionais