Revitalização do Farol resgata retomada do crescimento de Aracaju
A inauguração do Farol da Farolândia representa o símbolo da retomada o crescimento de Aracaju que começou há oito anos com a administração do então prefeito Marcelo Deda (PT) seguindo com Edvaldo Nogueira (PCdoB), afirmou a deputada estadual Tânia
Publicado 29/04/2009 18:38 | Editado 04/03/2020 17:20
Segundo ela, a prefeitura de Aracaju e o governo do estado investiram quase R$ 1,3 milhão na obra e a inauguração encerra a série de festejos pelos 154 anos da capital sergipana, comemorados em 17 de março. Com a revitalização do farol, a administração municipal devolveu à população um símbolo da cidade que estava desativado desde 1991. Com estrutura francesa e feita em ferro, o antigo farol substituiu, em 1888 o primeiro, construído em 1868 pelo então presidente da província de Sergipe, Inácio Barbosa, responsável pela transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. A troca foi necessária porque um incêndio destruiu a base original da edificação, feita em madeira.
Além de ressaltar a inauguração do farol, Tânia Soares citou as festividades que ocorreram no município de Laranjeiras nesse final de semana. “Todas as festas que ocorrem lá são pautadas pela preservação dos costumes e da história”, afirmou a parlamentar. “A prefeita Ione Sobral tem sido atenta e incentivado que resgatem as tradições”, citou. Ela também considerou salutar a parceira existente entre a prefeitura de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para preservação da cultural local.
Ainda durante o pequeno expediente da Assembléia, a deputada destacou a ação do governo do estado no sistema penitenciário, fornecendo roupas e material de higiene pessoal para os internos. “Essa é uma nova forma de tratar a população carcerária, levando dignidade humana àquelas pessoas”, afirmou.