Senadora pede ajuda ao Brasil para resgate de reféns das Farc
A senadora Piedad Cordoba, do Partido Liberal da Colômbia, que esteve no Brasil esta última semana para uma visita de três dias, quer o apoio do governo brasileiro nas operações de resgates dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbi
Publicado 30/04/2009 14:55
No último mês de fevereiro, o Brasil forneceu dois helicópteros usados para receber os reféns das Farc, que agora anunciaram a decisão de entregar, em uma data ainda não determinada, o cabo Pablo Emilio Moncayo, sequestrado há mais de 11 anos.
Piedad veio ao Brasil divulgar o movimento Colombianas e Colombianos pela Paz, que defende entendimentos pacíficos entre as Farc e o governo colombiano, visando o resgate de reféns. Ela foi inclusive indicada para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz de 2009.
Em visita ao Senado, ela foi recebida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e participou de audiência com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e o Presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). A senadora agradeceu o apoio do Parlamento brasileiro ao esforço de pacificação de seu país com a guerrilha. A senadora afirmou que o povo colombiano quer garantias para poder participar do processo político da nação e que tem interesse que participem dessas operações não só o Brasil, como a Venezuela e toda a América Latina.
O senador Inácio Arruda admite que a situação política na Colômbia é delicada, pois há 50 anos o país vem enfrentando uma ''verdadeira guerra civil'' envolvendo o governo, grupos guerrilheiros como as Farc, traficantes de armas e drogas, organizações mafiosas e grupos paramilitares. E afirmou que “não há nação mais comprometida com o processo de paz colombiano do que o Brasil”, acrescentando que o Brasil sabe que a sua contribuição para a paz na Colômbia ajuda toda a América do Sul.
Papel central
Logo que chegou ao Brasil, na segunda-feira (27), Piedad esteve com o Ministro Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, que disse durante o encontro que o governo brasileiro está aberto a ajudar no que a Colômbia precisar. Ela também foi recebida pela Secretaria de Relações Internacionais do PT.
A senadora também participou de debate na UnB (Universidade de Brasília) sobre o tema “Missão Humanitária pela Paz”. Durante a palestra, ela falou sobre o conflito armado em seu país.
Piedad Córdoba começou a carreira política como líder comunitária nos bairros de Medellín. Foi vereadora, deputada e eleita senadora por três períodos consecutivos pela ala progressista do socialdemocrata Partido Liberal Colombiano. Vem sendo reconhecida pela suas posições a favor das minorias étnicas e sexuais, da juventude e das mulheres.
No final de 2007 foi nomeada mediadora, pelo Governo, para conseguir a libertação dos reféns seqüestrados pela guerrilha das FARC. Desde então a senadora tem desempenhado um papel central nos esforços para chegar a um acordo humanitário.
De Brasília
Márcia Xavier
Com Agência Senado