Lula Morais – Reduzir a tarifa de energia é possível

Todos nós recebemos com indignação o último reajuste de 11,25% da tarifa de energia no Ceará. É inconcebível que, diante da crise que estamos vivendo, a empresa responsável pela distribuição do insumo mais importante para a vida econômica do estado tenha

O serviço de fornecimento de energia é de natureza pública e essencial, conforme prevê a Constituição Federal, sendo regulada, portanto, pelas regras do Direito Público que protege o interesse da sociedade.


 


Porém, a Coelce compra energia mais cara da Termofortaleza, empresa pertencente ao mesmo grupo econômico (Endesa), sendo que esta sequer gera energia térmica a gás, chegando ao ponto de representar cerca de 41% do que é distribuído aos consumidores cearenses e custar mais do que o dobro do preço da energia gerada em hidrelétrica.


 


O Ceará detém a sexta tarifa mais cara do Brasil, situando-se 30% acima das tarifas do Rio Grande do Norte e de Sergipe e, 17% da Bahia, conseqüência dessa prática lesiva ao consumidor e à nossa economia.


 


Diante do exposto, a adesão histórica de 41 deputados e a aceitação unanime dos parlamentares à instalação da CPI, demonstrou a sintonia da Assembléia Legislativa com a indignação da sociedade. É imprescindível a apuração dos fatos, para que possamos dar uma satisfação à população e, caso as suspeitas se confirmem, buscarmos a redução desta tarifa.


 


Lula Morais é Deputado Estadual pelo PCdoB/CE