População teme rompimento de barragem em Cocal
O governo do Estado, em parceria com a Defesa Civil, já retirou cerca de 200 famílias das cidades de Cocal e Buriti dos Lopes por estarem correndo maior risco em caso de rompimento da barragem Algodões I.
Publicado 15/05/2009 13:35 | Editado 04/03/2020 17:02
Desde o início desta semana a cidade de Cocal da Estação, situada no norte do Piauí, vive uma situação de alerta em decorrência do risco de rompimento da Barragem de Algodões I.
Nesta região, as chuvas continuam com grande intensidade e a barragem, que tem capacidade para armazenar 52m³ de água, já ultrapassou seu nível máximo. Algumas placas de sustentação desmoronaram, causando grande tensão à população que mora às margens do rio Pirangi, onde foi construída Algodões I.
O governo do Estado, em parceria com a Defesa Civil, já retirou cerca de 200 famílias das cidades de Cocal e Buriti dos Lopes por estarem correndo maior risco em caso de rompimento da barragem.
O governador Wellington Dias determinou a realização de uma obra emergencial para garantir a sustentação da estrutura da barragem. Foram feitas aplicações de cimento no muro de contenção e também a desobstrução do canal do vertedouro.
Na última quinta-feira (14), o governador Wellington Dias esteve no local para verificar o andamento dos trabalhos e tranquilizou os moradores quanto ao risco de rompimento da barragem.