Prefeitos têm 10 dias para entregar levantamento dos estragos

O governador Wellington Dias alertou aos prefeitos sobre a importância do AVADAN – formulários de avaliação de danos, pois, segundo ele, sem este documento nada será encaminhado.

Foi realizada, nesta quinta-feira, 14 de maio, no auditório da Associação Piauiense de Municípios – APPM, uma reunião com o governador Wellington Dias, prefeitos dos municípios afetados pelas enchentes, representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Integração Nacional, Defesa Civil, ADH, Sasc, para debater as medidas que deverão ser tomadas para liberação dos recursos por parte da União para a recuperação do que as enchentes causaram nos municípios piauienses.


 




O governador Wellington Dias falou da importância dos municípios fazerem uma avaliação preliminar dos valores que os municípios irão necessitar para recuperar as casas, as estradas e colégios que foram danificados ou destruídos pelas enchentes nos seus municípios. Segundo ele, este levantamento deve ser entregue ainda hoje para que o Estado encaminhe para o Ministério da Integração Nacional e tenha uma base de quanto o Estado irá necessitar para refazer os estragos causados pelas chuvas nos municípios.



 


Também ficou acertado entre os prefeitos e o governador que no prazo de 10 dias, a contar de hoje, os prefeitos irão entregar na Secretaria de Defesa Civil do Estado todo o levantamento dos estragos e das necessidades dos municípios, que serão encaminhados para o Ministério com a verdadeira situação destas cidades.



 


O presidente da APPM e prefeito de Bocaina, Francisco Macedo, disse que hoje foram debatidas as regras pelos técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Caixa Econômica Federal sobre como os municípios devem proceder para enviar esses documentos o mais breve possível. Ele frisou que o Ministério precisa de dados para que os recursos sejam elencados com rapidez. E que acredita que estes recursos venham, já que, quando ele esteve em Brasília, juntamente com o governador Wellington Dias, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, se mostrou sensível com a situação que se passar no Piauí. “E é por isso que eu acredito que os recursos serão alocados com rapidez. Já que o presidente começou a editar a Medida Provisória emergencial para os estados do Nordeste”, disse.


 




O governador Wellington Dias alertou aos prefeitos sobre a importância do AVADAN – formulários de avaliação de danos, pois, segundo ele, sem este documento nada será encaminhado (o AVADAN é um documento onde os prefeitos irão colocar os dados referentes a todos os estragos causados).



 


Já o secretário de Defesa Civil, Fernando Monteiro, frisou a importância dos prefeitos elencarem os nomes das pessoas que serão beneficiadas com a construção das casas.


 


 


Fonte: APPM