SEMAR abre Semana Estadual do Meio Ambiente dia 1°

O evento contará com o apoio e presença de diversas entidas ligadas à questão ambiental.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR já concluiu a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente que acontecerá no período de 01 a 06 de Junho, com várias atividades. Este ano, a Semana tem como tema Mudanças Climáticas: O Futuro do Planeta em Nossas Mãos, com abertura já confirmada para o dia 01 de Junho, às 11h, no Plenário da Assembléia Legislativa. A proposta de abertura da semana com uma sessão solene é do Deputado Estadual Paulo Martins.


 


A Semana conta com o apoio de várias entidades ligadas à área ambiental, bem como órgãos estaduais e municipais que manifestam preocupação com o nosso meio ambiente. Sobre o tema Mudanças Climáticas, a SEMAR estará promovendo no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o I Fórum Estadual Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza. O evento acontecerá no cine teatro da Assembléia Legislativa com abertura agendada para às 9h. “O objetivo do fórum é despertar a conscientização ambiental de todos, uma vez que especialistas afirmam que para minimizar os efeitos causados pelas mudanças do clima no planeta, as emissões dos gases de efeito estufa devem ser estabilizadas até 2015; e até 2050, o mundo deverá construir uma economia de carbono zero. Esse é um esforço gigantesco que envolve a participação de toda a sociedade. O Piauí tem que garantir o seu desenvolvimento, mas de forma sustentável e o governo vem trabalhando nesta pauta. No entanto, é preciso que todos possam ter consciência da importância que devemos dá à natureza”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira.


 


Durante o fórum o governador Wellington Dias irá anunciar três medidas extremamente importantes para uma agenda positiva na área ambiental: Decreto de compras sustentáveis: definindo regras para a aquisição de alguns bens que diminuem as emissões de carbono e/ou são produzidos de forma sustentável; Inventário do Palácio de Karnak da emissão de CO2 durante o ano de 2008 e a respectiva compensação e o Programa piloto de pagamento por serviços ambientais (Apa do Rangel – Curimatá). Na oportunidade, a Deputada Estadual Lilian Martins fará o lançamento da Cartilha do ICMS Ecológico.


 


Fonte: Semar