Lula assina decreto de criação de reserva ambiental na Bahia

No Dia do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira(05/06), em Porto Seguro, na região do Extremo Sul da Bahia, de onde seguiu para Caravelas, a 822 km de Salvador, para assinatura do decreto d

Em resposta as negativas com relação ao projeto, críticas e protestos por parte de alguns setores, defendendo a possibilidade de implantação de empreendimentos turísticos, Lula assegurou a credibilidade e a importância sócio econômica e ambiental da Resex. “Não estamos fazendo nada que possa causar algum prejuízo. A Resex é o direito das cidades poderem dizer que, aqui, a natureza será preservada para que os seus filhos e os seus netos possam dar continuidade, se assim o quiserem, à profissão de seus pais e mães”, enfatizou.


 


A cerimônia, em praça pública, contou com as presenças do governador Jaques Wagner e dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Comunicação, Franklin Martins e da Integração nacional, Geddel Vieira Lima; além de deputados federais e estaduais, secretários de estado, o prefeito de Caravelas e cidades adjacentes, vereadores, líderes sociais e representantes de ONGs ambientais.


 


“Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, é também o Dia da Cidadania”, proclamou Minc. O simbolismo da data foi comemorado também com a assinatura de outras três reservas extrativistas: no Ceará, no Pará, e na região da bacia do São Francisco, abarcando localidades da Bahia, Sergipe e Alagoas. O presidente também lançou o Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário, que possibilita o uso racional da madeira com a manutenção da cobertura florestal, e anunciou o encaminhamento de uma política de lei dos serviços ambientais, para tratar melhor dos assuntos correlatos. “Não há desenvolvimento sem sustentabilidade sócio ambiental. Portanto, é preciso garantir a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a inclusão social através do desenvolvimento sustentável da região”, defendeu Jaques Wagner.


 


Reserva de manguezais


A Reserva Extrativista de Cassurubá engloba uma vasta extensão de manguezais – considerados estuários da vida marinha – de aproximadamente 100.660,55 hectares, abraçando os municípios de Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça. O projeto, segundo os dados oficiais, beneficiará cerca de 500 famílias, que dependem diretamente dos recursos naturais da região, entre coletadores de caranguejos, marisqueiras e pescadores artesanais, e contribuirá para a proteção dos principais ambientes costeiros do Banco dos Abrolhos – onde estão 95% dos manguezais.


 


A criação da Reserva surgiu de solicitações da própria comunidade, temerosa com ameaças aos ecossistemas por conta da ação de catadores de caranguejo vindos de outras regiões, a especulação imobiliária e com o projeto de criação de camarão. “A Resex preserva o direito de trabalho das comunidades locais”, ressaltou o presidente.


 


Novos investimentos


“O saneamento básico é fundamental para preservação ambiental”, destacou Lula, que propôs a formalização de acordo entre a prefeitura e o Governo do Estado. A revitalização do aeroporto foi igualmente apontada como de extrema importância para aproveitar o imenso potencial turístico; especialmente de Abrolhos. A Aeronáutica, inclusive, já havia se pronunciado sobre a questão, afirmando a necessidade de se fazer um re-arrojo do aeroporto. Atendendo à solicitação de Wagner, Lula assumiu compromisso com as obras de reforma para que, posteriormente, o governo da Bahia passe a cuidar da sua administração. “Irei conversar com o Jobim (ministro da defesa) e o comandante da Aeronáutica no retorno a Brasília para avaliar as possibilidades”, garantiu.


 


A revitalização do Hospital Regional também figura entre as prioridades do mandato presidencial.  “É, sim, possível construir uma parceria entre o Governo Federal, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado para fazer com que o Hospital volte a funcionar”, enfatizou Lula. O presidente ainda afirmou que pretende retornar ao município em agosto.


 


De Salvador,


Camila Jasmin com agências