PC Francês pede unidade da esquerda francesa
A secretária nacional do Partido Comunista Francês (PCF), Marie-George Buffet, conclamou todos os grupos de oposição do país a permanecerem unidos em torno da Frente de Esquerda, cujos votos somados chegam a quase 7 por cento dos apurados nas últimas e
Publicado 15/06/2009 16:25
Satisfeita pelos resultados da votação, que valeu cinco assentos no parlamento à aliança criada para a eleição, a líder comunista lançou a ideia de criar uma maioria de esquerda contra a direita liberal.
Da mesma forma, declarou à mídia que “não existirão fronteiras para os interessados” em reunir-se à frente.
Para associar-se a esta Frente, composta por comunistas, pelo Partido da Esquerda, de Jean-Luc Melenchon e a Esquerda Unitária, de Christian Picquet, Buffet convidou também os socialistas e o Novo Partido Anticapitalista, de Olivier Besancenot.
Mesmo assim, adiantou que o PCF deseja organizar nesse verão seminários e debates sobre a Frente, para os quais convida os militantes desses grupos políticos a participar, sem renegar sua organização primordial.
A líder comunista assinalou além disso que proporá a seus colegas da Frente de Esquerda organizar, antes do fim de junho, uma grande reunião com sindicalistas, economistas, intelectuais e todos aqueles que votaram na coalizão.
Buffet paabenizou também a coalizão Europa Ecologia nas eleições para o Parlamento Europeu, como símbolo da preocupação com os problemas ambientais e que ficou muito perto de deslocar o Partido Socialista da segunda colocação, obtendo 16,2% dos votos, apenas 0,2% a menos que os socialistas.
Em relação ao fracasso do Partido Socialista, a secretária nacional do PCF disse, há alguns dias, que a verdadeira solução para essa organização seria alinhar-se de fato com a esquerda francesa.