Neves não pode ser cidade-presídio
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi à tribuna da Câmara para denunciar o projeto do Governo de Minas que prevê a construção de mais três presídios na cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Publicado 25/06/2009 10:05 | Editado 04/03/2020 16:51
O município já abriga dois presídios. A parlamentar ressaltou que o projeto governamental prevê investimentos de R$ 189 milhões, através do sistema de PPP (Parceria Público-Privada), alertando para a repercussão negativa sobre a autoestima da população local.
Estigma
“Não podemos condenar uma cidade de 130 mil habitantes a ser exclusivamente uma cidade presídio. Isto impacta na autoestima dos seus moradores; impacta na possibilidade de os trabalhadores serem aceitos por determinadas empresas porque, de repente, fica o estigma.”
Em seu pronunciamento a deputada registrou a criação do Movimento pelo Desenvolvimento Econômico e Social de Ribeirão das Neves. Uma iniciativa que considera “fundamental para que os investimentos que ora se fazem para criar três presídios em parceria público-privada sejam também feitos para melhorar a estrutura educacional; para o treinamento e qualificação dos trabalhadores e para o setor da saúde”.