CTB encabeça chapa vencedora no congresso da Fetag-RJ
Terminou no dia 26 o congresso da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio de Janeiro (Fetag-RJ). O novo presidente da entidade é Oto dos Santos, membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araruama e da CTB.
Publicado 26/06/2009 19:31 | Editado 04/03/2020 17:04
O congresso teve início no dia 24, no município de Cachoeiras de Macacu, interior do estado do Rio. Ao todo, 23 sindicatos rurais do Rio de Janeiro estiveram presentes, com 116 delegados.
Para eleger a nova diretoria, que estará à frente da Fetag nos próximos quatro anos, foi apresentada uma chapa de unidade, formada por CTB e CUT.
Histórico
O setor rural do Rio de Janeiro pode ser dividido em duas regiões. Nas regiões Norte e Noroeste, a concentração da terra se caracterizou pela monocultura da cana de açúcar. Na Região Sul e na Baixada Fluminense a concentração aconteceu por conta da supervalorização da terra, ocasionada pela expansão urbana.
Os primeiros conflitos na região norte surgem da organização dos trabalhadores contra a exploração dos assalariados pelos usineiros, dando origem ao primeiro Sindicato de trabalhadores rurais do Estado, em 1938.
Em 1963, cria-se no Rio a Contag (Confederação dos Trabalhadores Agricultura) e, junto com ela, a Fetag-RJ. As duas entidades estimuladas pelo processo de sindicalização dos trabalhadores rurais.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira