Prefeito do Rio promete, na UNE, meia-passagem para os universitários

A promessa feita por Eduardo Paes durante a campanha eleitoral aos estudantes do Rio está perto de ser concretizada. No dia 25, o prefeito esteve na sede da UNE para anunciar que em agosto mandará para a Câmara Municipal o projeto de meia-entrada para os

Na sede da UNE, o prefeito Eduardo Paes disse que falta apenas a finalização do projeto de lei, que está sendo preparado pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Transportes, junto com a participação da UNE e da UBES. “O projeto só não foi para Câmara por que os estudos ainda não foram concluídos”, informou Paes, no ato que teve à frente o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Daniel Iliescu.



Eduardo Paes aproveitou a ocasião falar de outros projetos na área de educação, como o fim da aprovação automática – medida tomada no primeiro dia de governo e também uma promessa de campanha. Segundo o prefeito, dois mil professores já foram contratados por concurso “em cinco meses de governo”. Ele porém admitiu que ainda há um déficit de sete mil. Paes criticou a antiga gestão, que não cumpria com a verba mínima para a educação, e disse que agora está ampliando os recursos e, por fim, falou sobre o projeto Escola do Amanhã, com ensino integral em escolas localizadas nas áreas mais carentes da cidade.



Para a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, a presença de Eduardo Paes na sede da entidade reflete o “comprometimento do Prefeito com a juventude, mantendo um diálogo aberto com a UNE e a UBES”.



Lúcia ainda falou sobre a construção da nova sede da entidade. Segundo ela, também estão sendo feitos entendimentos com a prefeitura para que a obra comece o mais rápido possível. “É a concretização do sonho, começar as obras até setembro e no máximo em dois anos estar pronta para receber os estudantes e a sociedade carioca”, declarou Lúcia.



O presidente da UBES, Ismael Cardoso, defendeu que o projeto de meio-passe seja enviado para a Câmara no próximo 11 de agosto – Dia do Estudante – quando as entidades estudantis devem promover diversas manifestações.



O coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio, Igor Bruno, ressaltou que o meio-passe é uma conquista coletiva dos estudantes. Segundo ele, em momentos de descrédito dos políticos, essa conquista mostra que os jovens organizados podem obter ganhos através de uma participação ativa na política.


Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira