Honduras: Chanceler desastrado é substituído
Presidente interino de Honduras há 12 dias, Roberto Micheletti já fez a sua primeira troca ministerial: o embaixador Roberto Flores substituirá Enrique Cortez, que ficou rapidamente famoso por suas declarações desastradas. Na mais controvertida, chamou o
Publicado 10/07/2009 11:28
A saída de Ortez do cargo se deu um dia depois de ele ter se desculpado com o presidente norte-americano pela expressão racista. A declaração infeliz havia sido criticada e condenada pela embaixada estadunidense em Honduras.
O agora ex-responsável pela pasta de Relações Exteriores era um dos principais expoentes da falta de diplomacia do governo autoproclamado de Honduras. Durante uma entrevista à televisão, Enrique Ortez comentou à vontade sobre governantes estrangeiros que haviam criticado o golpe de Estado. Sobre o presidente do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, disse: ''Zapatero a seus sapatos''.
Ao presidente americano, Barack Obama, referiu-se como ''esse negrinho que não sabe de nada''. O maior desprezo foi a um país vizinho, El Salvador, sobre o qual se recusou a falar. ''Não vale a pena. Não quero falar sobre um país tão pequeno que nem se pode jogar futebol porque a bola sai''.
Sobre a tentativa de mediação da OEA, Ortez – que integrava um governo que chegou ao poder através de um golpe de Estado, depondo o presidente eleito pelo voto – ainda soltou: ''Nenhum organismo internacional pode intervir em um país ou local para tirar ou pôr um presidente, porque esta é uma atribuição do povo''.
Com agências