Iraque joga em casa e goleia Palestina em jogo histórico
O dia foi especial para o torcedor iraquiano. Depois de sete anos, a seleção nacional jogou pela primeira em casa e venceu a Palestina por 3 a 0, em amistoso realizado na cidade de Irbil, nesta sexta-feira (10).
Publicado 10/07/2009 19:38
A partida mobilizou a cidade. Cerca de 25 mil pessoas estiveram presentes e torceram como puderam, acenando com bandeiras dos países ou cantando “Iraque, Iraque”. Alguns fãs se aventuraram e subiram até nos telhados das casas mais próximas para não perder nenhum lance.
Mais que um jogo de futebol, a partida serviu para celebrar a paz e a segurança no país. “A realização deste jogo em Irbil passa uma mensagem clara ao mundo que o Iraque está se recuperando e a segurança impera”, disse o dirigente da Federação Iraquiana de Futebol, Hussein Said, à multidão antes do apito inicial. “Estamos aqui hoje porque o futebol é a mensagem do amor”, completou.
O último jogo do Iraque em casa havia sido em 22 de julho de 2002, quando venceu a Síria por 2 a 1, em Bagdad. Depois, a alegria do esporte deu lugar à guerra. O país mergulhou no caos após a invasão e a posterior ocupação realizada pelos Estados Unidos, em 2003, e o futebol ficou esquecido.
Torcedor iraquiano, Faris Abdul-Amir fez questão de acompanhar à partida com sua mãe e esposa. Para isso, precisou viajar do sul da cidade de Karbala até Irbil para ver a equipe nacional.
“Estou muito feliz em ver nosso time jogando em solo iraquiano pela primeira vez em anos”, disse. 'No passado, fomos privados de ver a nossa equipa jogar”, afirmou.
E Faris Abdul-Amir teve motivos de sobra para comemorar os três gols de seu time. Hawar Mulla Mohammed marcou para os mandantes aos 20 minutos após cobrança de escanteio. Em seguida, Ahmed Younis ampliou o placar de cabeça e Louai Salah completou a goleada.
A seleção iraquiana vem tendo bons resultado em campo. Depois de sua seleção sub-23 conquistar a quarta colocação nas Olimpíadas de Atenas, a categoria principal sagrou-se campeã da Copa da Ásia em 2007, sob o comando do brasileiro Jorvan Vieira, credenciando o país a participar da recém encerrada Copa das Confederações, na África do Sul.
Apesar da situação ainda instável em Bagdá, a seleção da Palestina pretende realizar outro amistoso com os iraquianos na segunda-feira, dessa vez na capital do país.