Estudantes e jornalistas protestam em Copacabana

O frio e os ventos fortes não conseguiram tirar o ânimo de estudantes e jornalistas que participaram na manhã de domingo (12) de manifestação de protesto a favor da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão e de duas Propostas

Os manifestantes se concentraram a partir das 10h na esquina da Princesa e Isabel, no Leme, e saíram em caminhada pela Avenida Atlântica até a altura do Posto Seis. Manifestantes voltaram a se fantasiar de diabo, com chifres e portando tridentes, em referência aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiram a exigência do diploma.



Durante o percurso, gritando palavras de ordem, distribuíram panfleto de esclarecimento às pessoas que caminhavam no calçadão. Em conversa com os estudantes e jornalistas, a maioria dos moradores e turistas demonstrava solidariedade com o movimento pela valorização da profissão e a exigência de diploma para a prática do jornalismo.



A caminhada também teve o objetivo de dar apoio a dois projetos do Legislativo: a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou à Câmara depois de ter conseguido 191 assinaturas a favor da medida, e a chamada PEC dos Jornalistas, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), já distribuída na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.



Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Rio