Transnordestina: trecho cearense será antecipado

Novo cronograma divulgado pelo Estado mostra que trecho cearense da ferrovia Transnordestina deverá ficar pronto em setembro de 2011, três meses antes do previsto

O trecho da ferrovia Transnordestina que vai ligar Missão Velha, no Cariri, ao Porto do Pecém deverá ficar pronto três meses antes do previsto. Isso significa que a obra estará pronta em setembro de 2011, reduzindo de 27 para 24 meses o tempo de conclusão do empreendimento. O novo cronograma foi divulgado ontem após reunião entre o governador Cid Gomes, os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, Geddel Vieira, da Integração Nacional, Alfredo Nascimento, dos Transportes, o presidente da Transnordestina, Tufi Daher, o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes.


 


Da reunião realizada em Brasília, também ficou decidido que no próximo dia 15 de setembro será assinada a Licença de Instalação da ferrovia no Estado para que a construção seja iniciada já no dia 16. A previsão é que, com as obras, sejam contratados 7.600 trabalhadores somente no Ceará, como informou a assessoria de impresa do Governo do Estado.


 


Atualmente, a construção do empreendimento está em andamento na divisa do Ceará e de Pernambuco, com as obras do túnel que passa sob a CE-293. Além disso, o Governo do Estado está realizando a desapropriação das áreas onde a ferrovia será instalada. Ao todo, 527 quilômetros em 21 municípios cearenses deverão ser desapropriados. Os recursos necessários para a compra dos terrenos estão incluídos no orçamento de R$ 1,8 bilhão previsto para o trecho cearense, mas o Estado também entrará com a contrapartida de 10% da quantia necessária.


 


Ferrovia


 


A Transnordestina vai cortar o sertão nordestino ligando cidades como Petrolina, Salgueiro, ambas em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, aos portos de Suape (PE) e do Pecém (CE). A obra está orçada em R$ 5,4 bilhões e é de responsabilidade do Governo Federal.