Ato em defesa da Petrobras marca 51º Conune
Os 10 mil estudantes que estão em Brasília para o 51º Congresso Nacional da UNE (União Nacional do Estudantes) receberam o reforço dos movimentos sindical e social na manifestação em defesa da Petrobras. A passeata, que acontecen na quinta-feira (16),
Publicado 17/07/2009 14:25
A passeata quer reinaugurar a campanha “O Petróleo é Nosso”, da deácada de 1950, que resultou na criação da Petrobras. A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, lembrou que os estudantes sempre lutaram em defesa do petróleo. “Os estudantes sempre souberam que defender o Petróleo é defender a educação”, disse, acrescentando que “esse 51º Congresso é a entrada definitiva da UNE na campanha em defesa do Petróleo do pré-sal”, finalizou a presidente.
Segundo Ismael Cardoso, presidente da Ubes, a luta em defesa do petróleo é para garantir que esse recursos formem um fundo de investimento para a educação.
O público de 10 mil pessoas reuniu lideranças da FUP (Federação Única dos Petroleiros), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), FNP (Frente Nacional dos Petroleiros), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), entre outros movimentos sociais.
De Brasília
Márcia Xavier