Casa Grande sediará seminário internacional sobre Turismo de Base Comunitária
Durante o evento, haverá espetáculos todas as noites
Publicado 23/07/2009 15:09 | Editado 04/03/2020 16:34
Será realizado em Nova Olinda, de 14 a 16 de agosto, o Seminário Internacional de Turismo de Base Comunitária. O evento será na sede da Fundação Casa Grande, com abertura a partir das 9 horas. Participam representantes do Ministério do Turismo, Secretaria do Turismo do Ceará, a entidade sede do evento e Prefeitura local. Os trabalhos serão iniciados com a palestra “Programa de Regionalização do Turismo e dos Destinos Indutores”, a ser ministrada pela coordenadora geral de regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro Lima.
O primeiro painel da tarde do dia 14 será feito com a apresentação de políticas públicas na perspectiva do fomento ao turismo de base comunitária, tendo como moderador João Tadeu Gonçalves, gerente de Projetos de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Os debatedores são Regina Cavalcante, diretora do Departamento de Qualificação e Produção do Turismo; Allan Milhomens, coordenador geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ecoturismo e a Sustentabilidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Édio Callou, coordenador regional de Turismo do Sebrae; e a secretária de Turismo de Nova Olinda Maria Wildiane Bezerra Lopes Sampaio.
O segundo dia de palestras contará com o tema relacionado ao turismo de base comunitária, como já acontece em Nova Olinda. O moderador Rodrigo Ramires, do Ministério do Turismo, fará o segundo painel do evento apresentando “A Construção Pioneira do Turismo de Base Comunitária no Ceará”. Os debatedores serão Vanessa Lima, da Rede de Turismo Comunitária do Estado, Lindomar Fernandes (Prainha do Canto Verde), Luzia Neide Coriolano, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, ainda, Cristina Martins, presidente do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri.
À tarde haverá reflexões e práticas na gestão de turismo de base comunitária, com a moderadora Mercês Parente e a participação dos debatedores Thaís Cuzati, da Associação de Agroturismo de Santa Catarina; Davide Pompermaier, do Projeto Saúde é Alegria, de Santarém do Pará; e Francisco Palácio, da Universidade Patativa do Assaré.
O evento, de acordo com a coordenação de organizadores, tem como objetivo promover reflexões e práticas na gestão de turismo solidário de base comunitária, assunto que será enfocado pela moderadora Maria Conceição Lopes, que é coordenadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, localizadas em Portugal.
Debatedores
Neste painel, haverá a participação dos debatedores Júlio Ricardo, da Cooperativa Terra Chã, de Rio Maior de Portugal; Cláudio Torres, do campo Arqueológico de Mértola, Portugal; e Francisco Alemberg Quindins, da Fundação Casa Grande.
Um trabalho de grupo para reflexões das atividades realizadas durante o evento fechará o encontro. A pretensão é gerar diálogos colaborativos entre os participantes. Todas as noites, durante o seminário, haverá espetáculos no Teatro Violeta Arraes, Engenho de Artes Cênicas. As inscrições para o seminário são gratuitas, com direito a certificado de participação e material do evento. As vagas são limitadas.