Caravana nacional chega a Fortaleza para debate sobre segurança pública e cultura de paz

A Caravana Comunidade Segura, realização da OSCIP Viva Comunidade e da Rede Desarma Brasil, com o apoio do Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, está em Fortaleza para atividades hoje (23)

A Caravana percorre as 27 capitais do País com o objetivo de estimular e qualificar o público para o debate sobre segurança pública e cultura de paz, visando a I Conferência Nacional de Segurança Pública. A I Conseg acontece de 27 a 30 de agosto deste ano, em Brasília. Em Fortaleza, nesta quinta-feira, a partir das 8h30min, no auditório do IPEM (Av. Luciano Carneiro, 1320, Parreão), haverá o lançamento da Caravana e, às 10h, a abertura do I Seminário Cearense de Controle de Armas e Munição e a Construção de uma Cultura de Paz.


 


No primeiro momento do Seminário, representantes do Exército, da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará apresentarão um painel sobre a situação de controle de armas no Estado. Duda Quadros, da Assessoria de Comunicação e Mobilização Social da Secretaria de Saúde de Fortaleza, entidade participante da Rede Desarma Brasil, informa que será uma oportunidade de o público debater com esses gestores a questão da segurança pública em nosso Estado. Às 14h, a platéia poderá conhecer detalhes da iniciativa denominada Observatório da Violência em Fortaleza. Será durante a mesa redonda onde falará o consultor da Guarda Municipal Luís Melhado e participará ainda a jornalista e pesquisadora Susana Varjão, da Bahia, que realiza estudos sobre mídia e violência. A seguir, o tema em discussão será desarmamento, tendo como participantes da mesa Almir Laureano, educador ligado à Cultura da Paz e integrante da Rede Desarma Brasil, e Paulo Borges, representante da Universidade Internacional da Paz no Ceará e do Instituto Gaia, entidade também ligada à Rede.


 


Na sexta-feira, 8h, participantes da Caravana e do Seminário sairão em um microônibus da sede da Guarda Municipal de Fortaleza (Rua Delmiro de Farias, 1900 – Rodolfo Teófilo) para uma visita ao projeto Fortaleza da Paz, no Bairro Bom Jardim, às 9h. O projeto é ligado ao Programa Território da Paz, do Programa Nacional de Segurança Pública. De lá, a Caravana segue para o bairro Canindezinho, onde haverá apresentações culturais e conversas com a comunidade sobre a questão da segurança.


 


Segundo Duda Quadros, o grupo vai ao IPEM, às 14h, quando serão formados dois grupos de trabalho para tratar dos temas “Comunicação e Mobilização” e “Gestão e Infra-estrutura”. Das discussões em grupo deverá sair um documento a ser entregue ao Governador do Ceará, Cid Gomes, e à Prefeita da Fortaleza, Luizianne Lins. Dentre outras questões, o documento deverá apresentar idéias para uma campanha educativa sobre entrega voluntária de armas. Está prevista ainda a elaboração de propostas e diretrizes a serem encaminhadas à Conferência Nacional de Segurança Pública. “A gente quer dar voz às pessoas que trabalham com a Cultura de Paz em nosso Estado”, enfatiza Duda.


 


Paulo Borges considera importante a vinda da Caravana e a realização do Seminário por reunir delegados eleitos para a Conseg e gestores da área da segurança. Ele ressalta que o Ceará foi um dos Estados que mais elegeu delegados para a Conferência: 67. Paulo lembra ainda que um dos focos daqueles que trabalham pela Cultura de Paz é o desarmamento, uma vez que a retirada de armas em circulação contribui para a diminuição do número de homicídios. A partir de iniciativas como a da Caravana a população pode ser sensibilizada e mobilizada a entregar ou ao menos registrar, oficialmente, armas guardadas em casa.


 


A Caravana conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, da Igreja da Suécia, ICCO & Kerk in Actie e Secretaria Nacional de Segurança Pública e conta com entidades parceiras nos vários estados do Brasil.



 
Fonte:  Agência da Boa Notícia