Sem categoria

Congresso da Força Sindical foca 'emprego de qualidade'

Tendo como tema “Toda força ao trabalho decente”, o 6º Congresso Nacional da Força Sindical — que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, na Praia Grande, litoral paulista — deve reunir cerca de 3.500 dirigentes e ativistas sindicais de todo o país.

A Força prevê a participação de 36 delegações estrangeiras e dezenas de sindicalistas internacionais. São esperados também representantes de variadas tendências sindicais, com uma marcante presença de correntes orientadas à esquerda — não só da América Latina como também de países europeus, como França e Portugal.


 


Segundo a direção da central, o congresso terá uma agenda de enfrentamento da crise originada nos Estados Unidos, mas que se espalhou rapidamente. Na avaliação da Força, o colapso do capitalismo devastou o sistema financeiro, as bolsas de valores, com drásticos impactos no comércio internacional, na produção industrial e no emprego.


 


A central também discutirá políticas para a retomada do crescimento da economia e o desenvolvimento do país, com justiça social, distribuição de renda, igualdade de oportunidades, geração e manutenção de empregos, participação social e democracia. Para a noite de quinta-feira, dia 30, está programado um show com a dupla sertaneja Gian e Giovani, além de outras atrações.


 


Já no dia 31, os delegados deliberam sobre reforma estatutária, política e organização da central e eleição da nova direção nacional, da executiva nacional e do conselho fiscal. Os candidatos eleitos tomam posse no mesmo dia, logo após a divulgação dos resultados do pleito.


 


Da Redação, com informações da Agência Sindical e da Força Sindical