Estados do Nordeste se unem em campanhas turísticas
As secretarias de Turismo nordestinas estão se unindo para fazer campanhas de divulgação turística. O objetivo é economizar recursos e buscar aumentar o tempo de permanência dos visitantes, fazendo com que eles passem por mais de um Estado durante suas
Publicado 27/07/2009 13:17
Pernambuco e Bahia, por exemplo, se uniram para lançar o roteiro do vinho. Durante o passeio, os turistas visitam vinícolas como a fazenda Ouro Verde, da Miolo, e a Garziera, nos arredores das cidades sertanejas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Outro passeio interligando os Estados foi batizado de “civilização do açúcar”.
É um roteiro que percorre engenhos de Pernambuco, de Alagoas e da Paraíba, três maiores produtores de açúcar do Nordeste. Usinas de álcool e fabricantes de cachaça, rapadura e açúcar, além de antigos engenhos já inativos, são as atrações. “Ao se unir, os Estados podem dar uma força maior para o Nordeste inteiro. Todos só têm a ganhar”, afirma Bismarck Maia, presidente da Fundação Comissão para o Turismo Integrado do Nordeste e secretário de Turismo do Ceará.
Além de as despesas de divulgação serem divididas entre os governos, os Estados deixam de concorrer entre si pelo turista. Para Sílvio Costa Filho, secretário de Turismo de Pernambuco, outra vantagem da criação de roteiros integrados com temas é que o Nordeste deixa de ser visto só como um destino de sol e mar. “Isso tem duas vantagens. Uma é que atrai o turista que não está a fim só de praia. E outra é que cria uma identidade diferenciada para os Estados. Fica difícil brigar pelo turista só dizendo que se tem mar.”
Na Bahia, a preocupação também é no sentido de desenvolver novos produtos. Além do enoturismo, que faz parte do conjunto de roteiros integrados, o governo vem promovendo as festas de São João baianas, o turismo étnico voltado para o público afro-descendente e eventos como a Stock Car, cuja sexta etapa acontecerá em Salvador no mês que vem. “Junto com a melhoria dos serviços e da atividade econômica dos destinos, inovação é um eixo fundamental”, diz Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia.
Levantamento
Pernambuco investirá este ano R$ 20 milhões na divulgação de seus destinos turísticos. Em busca do crescimento da atividade, o Estado decidiu elevar seus gastos. Em anos anteriores, a média de investimento estava em R$ 3 milhões. Na Bahia, a verba deste ano para promoção e publicidade é de R$ 27 milhões, quantia igual à do ano passado. Outros R$ 12 milhões estão sendo gastos durante o biênio 2008/2009 em capacitação de profissionais, segundo Leonelli.
De acordo com Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, o Estado investe entre R$ 25 milhões e R$ 35 milhões por ano para atrair os turistas. Quando se leva em conta a entrada de estrangeiros no país, a Bahia aparece na frente entre os Estados nordestinos, com 178 mil pessoas em 2008.
O Ceará vem em seguida, com 98 mil, seguido de Pernambuco, com quase 82 mil e Rio Grande do Norte, com 70,5 mil. O levantamento é da Embratur. Não há dados precisos sobre a entrada de turistas domésticos em cada Estado. Porém, com base no fluxo dos aeroportos registrado pela Infraero, o mais movimentado é a Bahia, seguido de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A informação é do Valor Econômico