Líder do PCdoB na Câmara Federal destaca gestão da saúde na Bahia
As ações do Governo da Bahia para resgatar e valorizar o setor público de saúde no Estado foi destacado em plenário da Câmara do Deputados pelo líder do PCdoB na Casa, deputado Daniel Almeida. “Sabemos que saúde é sempre um drama em qualquer canto do Brasil, que as ações para desenvolvê-la são sempre insuficientes. Mas está clara a determinação e são evidentes as iniciativas do Governo do Estado para cuidar bem desse segmento para o meu querido povo da Bahia”, declarou Almeida.
Publicado 13/08/2009 15:13 | Editado 04/03/2020 16:20
O deputado destacou que outro ponto positivo do governo Wagner foi à quebra do monopólio exercido pela empresa Coopamed (Cooperativa Médica da Bahia), que durante mais de dez anos concentrava a contratação de médicos. Em contrapartida, nos dois primeiros anos de governo, Wagner contratou, através de seleção pública, e não por apadrinhamento como era a tradição, mais de 10 mil postos de trabalho para a rede estadual de saúde.
Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2007, Wagner honrou mais de 80% das dívidas herdadas de gestões anteriores, que chegaram a patamar superior aos R$ 200 milhões. Os investimentos na aquisição de medicamentos também estavam comprometidos, em especial por conta do fechamento da Bahiafarma na gestão de Paulo Souto. “Do investimento previsto de 13 milhões em 2006, o governo passado investiu menos de 5 mil reais, em média, 80 centavos para cada município por mês”, destacou o deputado em discurso.
O projeto de recuperação da empresa – a maior companhia pública fabricante de remédios na Bahia e uma das maiores do Brasil – inclusive foi aprovado na Assembléia Legislativa, e o Governo já investiu mais de R$ 94 mi na compra de medicamentos, atendendo cerca de 50 mil pessoas no Estado. A rede de Farmácia Popular, que já atende em mais de 500 postos e lojas na Bahia, também contou com projetos de extensão.
A construção de unidades de saúde da família; a inauguração de Hospitais Públicos de grande porte, a exemplo do Hospital Regional de Juazeiro; a renovação dos contratos de 85% dos Agentes Comunitários de Saúde; a ampliação, em 50%, da cobertura da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; e a contratação, através de seleção pública, de mais de 10 mil postos de trabalho para a rede estadual de saúde também foram destacados pelo deputado federal. “Portanto, quero valorizar essas ações e reconhecer o trabalho do secretário Jorge Solla e de toda sua equipe e a determinação do governador de cuidar com prioridade da saúde, como tem feito em outras áreas, em sua gestão”, pontuou.
Da redação local