PCdoB disponibiliza vídeos sobre as teses do 12º Congresso
Visando ajudar a militância nos debates do 12º Congresso do PCdoB, a Secretaria de Comunicação do Partido, em parceria com o Vermelho, fez três vídeos que resumem as teses que estão sendo discutidas. Os vídeos já estão disponíveis para serem assistidos pela internet e em poucos dias também estarão prontos para serem baixados, possibilitando a maior disseminação do material, bem como sua gravação.
Publicado 21/08/2009 21:27
A intenção é que o material seja usado em reuniões de base e eventos do 12º Congresso não como substituto às teses escritas, mas como ferramenta de incentivo à leitura e que auxilie também na compreensão do conteúdo.
O primeiro deles – sobre o novo Programa Socialista – é apresentado por Renato Rabelo, presidente do PCdoB. Segundo ele, este é “o documento mais importante do 12º Congresso” porque “é um programa para transformar o Brasil”. Ressalta que depois da formação do povo e do Estado nacional-desenvolvimentista o país precisa de uma terceira grande vitória em sua história: “ser uma nação soberana, solidária, influente no mundo, com redução das desigualdades, valorização do trabalho e o acesso à saúde e à educação para todos”.
Nádia Campeão trata dos projetos de resolução política nacional e internacional. Ela começa chamando atenção para a grande crise do sistema capitalista. “A crise deixa claro que a humanidade não tem futuro com um sistema baseado na exploração dos trabalhadores, no saque das nações, no rentismo e na especulação financeira”.
Walter Sorrentino, por sua vez, fala sobre a política de quadros. “Necessitamos de um Partido Comunista de massas para conquistar a hegemonia, ou seja, a liderança política, intelectual e moral do povo. Um partido para transformar os trabalhadores em classe nacional dominante na sociedade. Esse é o rumo do nosso programa”.
Assista a seguir aos três vídeos. Para visitar o espaço do PCdoB no Youtube, clique aqui e, se quiser assistir aos três vídeos vinculados, clique aqui.
Da redação
Renato Rabelo
Nádia Campeão
Walter Sorrentino