Juliano Roso quer avanços no FIES

Na dia 08 de setembro, os vereadores Juliano Roso (PCdoB) e João Pedro Nunes (PMDB), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial pela Revisão do FIES, na Câmara Municipal de Passo Fundo, participaram de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Esta audiência propõe que cessem as execuções de contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) enquanto não ocorrer deliberação sobre contratos firmados antes de 2007. O evento foi promovido pela Comissão de Educação. Dentre as propostas encaminhadas, também está a de revisão dos prazos de amortização, redução dos juros e eliminação da Tabela Price, agora não mais utilizada nos contratos do Fies.

O vereador Juliano Roso, que se manifestou durante esta audiência pública destaca que o novo Fies significa um avanço, mas é preciso autorização para que a Caixa Econômica Federal cesse as execuções em andamento até que haja deliberação sobre o assunto em nível federal. Os novos contratos estabelecem juros de 3,5% ao ano. Já os contratos antigos têm taxa de 9,5% acumulada com a Tabela Price, que eleva os juros.

Juliano saudou a redução de juros, mas para ele é necessário avançar mais. A luta é para que as regras atuais do Fies sejam aplicadas aos contratos mais antigos, bem como que não seja mais utilizada a tabela Price. Já a Comissão Especial pela Revisão do FIES, criada em Passo Fundo, solicitou recentemente junto à agência local da CEF informações sobre todos os contratos do FIES administrados por essa, entre fase inicial e de amortização.

Mauricio Paim