Juliano Roso quer avanços no FIES
Na dia 08 de setembro, os vereadores Juliano Roso (PCdoB) e João Pedro Nunes (PMDB), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial pela Revisão do FIES, na Câmara Municipal de Passo Fundo, participaram de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Publicado 10/09/2009 21:41 | Editado 04/03/2020 17:11
Esta audiência propõe que cessem as execuções de contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) enquanto não ocorrer deliberação sobre contratos firmados antes de 2007. O evento foi promovido pela Comissão de Educação. Dentre as propostas encaminhadas, também está a de revisão dos prazos de amortização, redução dos juros e eliminação da Tabela Price, agora não mais utilizada nos contratos do Fies.
O vereador Juliano Roso, que se manifestou durante esta audiência pública destaca que o novo Fies significa um avanço, mas é preciso autorização para que a Caixa Econômica Federal cesse as execuções em andamento até que haja deliberação sobre o assunto em nível federal. Os novos contratos estabelecem juros de 3,5% ao ano. Já os contratos antigos têm taxa de 9,5% acumulada com a Tabela Price, que eleva os juros.
Juliano saudou a redução de juros, mas para ele é necessário avançar mais. A luta é para que as regras atuais do Fies sejam aplicadas aos contratos mais antigos, bem como que não seja mais utilizada a tabela Price. Já a Comissão Especial pela Revisão do FIES, criada em Passo Fundo, solicitou recentemente junto à agência local da CEF informações sobre todos os contratos do FIES administrados por essa, entre fase inicial e de amortização.
Mauricio Paim